Reagan, o Grande Comunicador

Reagan, o Grande Comunicador

John C. Maxwell, especialista em liderança, conhecido orador e autor bestseller, apresenta a comunicação como uma das qualidades indispensáveis de um líder inspirador.

Maxwell, no seu livro As 21 indispensáveis qualidades de um líder, fala-nos de Ronald Regan, o ex-presidente americano a que apelidaram de Grande Comunicador. Este começou na rádio, onde se tornou um conhecido locutor, tendo chegado a simular relatos de um jogos que pretensamente teria transmissão em direto.

Maxwell conta-nos que num desses relatos, a transmissão que Reagan estava a ver foi interrompida quando um dos batedores estava a meio de uma situação difícil. Este teve de manter um relato imaginável durante seis longos minutos, em que o batedor ia falhando sucessivamente lançamentos imaginários. Segundo Maxwell, “Reagan demonstrou ao longo de toda a sua carreira, uma capacidade pouco comum para se ligar e comunicar com as pessoas.”

Reagan, ao lançar a sua candidatura às presidenciais de 1980, fê-lo de uma forma clara e simples, apenas dizendo: “No coração da nossa mensagem devem estar cinco palavras simples. Não grandes teorias económicas. Mão sermões ou filosofias políticas. Apenas cinco pequenas palavras: família, trabalho, vizinhança, liberdade e paz”.

Ronald-Reagan-EUAMaxwell diz-nos que Reagan, “estivesse a falar para um grupo, a olhar para uma câmara ou a relacionar-se individualmente com alguém, era capaz de comunicar com a máxima eficácia. Mesmo quando foi alvejado e estava a ser levado para a sala de operações, o seu objetivo foi aliviar a pressão a toda a gente. O seu comentário para o cirurgião foi “Por favor, certifique-se de que vocês são todos Republicanos.”

Para Maxwell, Reagan era um bom executivo. Porquê? “Porque possuía uma visão clara, tomava facilmente decisões e delegava de forma eficaz. Mas era um excelente líder por causa da sua capacidade de comunicação incomum. No que diz respeito à liderança do país, as pessoas sabiam quem ele era, onde se posicionava, o que queria e não podiam esperar para subir a bordo com ele.” Maxwell diz mesmo que “a comunicação tornou-o o tipo de líder que as pessoas quiseram seguir.”

Lidere um país, uma organização e/ou uma equipa, a comunicação é fundamental. Como diz Maxwell, “as pessoas não o irão seguir se não souberem o que quer e para onde vai.”



john c. maxwellJohn C. Maxwell é um especialista em liderança internacional reconhecido, e autor de livros que já venderam mais de 13 milhões de cópias. As suas organizações já formaram mais de um milhão de líderes por todo o mundo. Maxwell é fundador da Injoy Stewardship Services e da EQUIP. Todos os anos dá palestras a companhias mencionadas na revista Fortune 500, a líderes governamentais mundiais e a diversas outras organizações tais como a Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point, e à liga Nacional de Futebol (americana). Um dos autores mais vendidos do New York Times, do Wall Street Journal e da Business Week. Maxwell foi um dos vinte e cinco autores nomeados para o 10º Aniversário do Hall of Fame da Amazon.com. Dois dos seus livros, As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança e Developing the Leader Within you, venderam mais de um milhão de cópias cada.