12 frases curtas mas poderosas usadas pelos líderes inspiradores

12 frases curtas mas poderosas usadas pelos líderes inspiradores


Quer motivar os colaboradores mas de momento não tem o budget para apostar em atividades e afins? Experimente dizer algumas das frases que se seguem e veja o desempenho da sua equipa melhorar.  

David Van Rooy  

Poucas coisas batem o impacto que tem um grande líder na motivação e no desempenho dos trabalhadores, de acordo com vários estudos. Os melhores líderes percebem algo que os outros ainda não entenderam – que o seu sucesso se baseia no sucesso dos outros. Eles sabem que o mais importante que podemos fazer é trazer ao de cima o melhor dos outros, o que exige uma liderança positiva. Com princípios positivos de liderança, os líderes vão dando pequenas, mas importantes, indicações aos colaboradores. Os grandes líderes compreendem e reconhecem o impacto que algumas palavras têm na altura certa. Coloque este conceito em prática e vai ver o desempenho da sua equipa progredir. Claro que este é um processo que deve ser feito com sinceridade, e o líder deve estar disposto a ouvir, a estar atento, a ouvir conselhos...

1. Conte-me mais. Mostra interesse e que quer ouvir mais sobre a ideia do colaborador.

2. O que é que acha? Pode ter especial impacto quando o líder pede o contributo de um funcionário sobre um projeto de grande dimensão ou fora da sua área de responsabilidade imediata.

3. Tenho sorte em o ter na equipa. Cria um sentimento de pertença e de camaradagem.

4. Qual é o seu feedback? Os líderes que são humildes e procuram os conselhos de outras pessoas para se aperfeiçoarem são líderes com quem as pessoas querem trabalhar.

5. Preciso de lhe dar algum feedback. Esta frase vai na outra direção, mas é igualmente importante. Os líderes que não dão às pessoas feedback para melhorarem estão a prestar um mau serviço a longo prazo.

6. Consegui aprender muito consigo. Todos contribuem com algo de único para a organização, e os bons líderes procuram aprender e ser impulsionados pelos membros da sua equipa.

7. Como posso ajudar? Os líderes que simplesmente ditam ordens de comando são menos eficazes que aqueles que arregaçam as mangas e estão dispostos a trabalhar lado a lado com a equipa.

8. Excelente trabalho! Todos querem ouvir esta frase!

9. O que quer fazer em seguida na sua carreira? Ajudar os colaboradores a serem bem-sucedidos tendo em conta os seus grandes objetivos de progressão profissional é um dos maiores fatores de retenção.

10. Confio em si. Esta frase deixa-os saber que está a capacitá-los e que os apoia.

11. Obrigado. Uma palavra simples que faz uma grande diferença.

12. [Inserir ação]. Quer seja o “high-five”, uma pancadinha/aperto no braço, ou outro cumprimento do género, por vezes uma boa declaração não-verbal também faz toda a diferença.

Além de inspirador, é um líder em quem os colaboradores confiam? Para ter melhor perceção, experimente fazer o survey “Inspira confiança nos outros?” .

12-09-2017

Fonte: Inc.com


Portal da Liderança


DavidVanRooy2David Van Rooy, doutorado em Psicologia Organizacional e Industrial, é o autor de “Trajectory: 7 Career Strategies to Take You From Where You Are to Where You Want to Be” (2014, AMACOM). De momento vice-presidente de executive development na cadeia americana de supermercados Walmart, onde também foi responsável por programas de desempenho e envolvimento de cerca de 2,2 milhões de funcionários, ocupou ainda cargos de liderança no Marriott International e no Burger King.