Conselhos dos líderes mais inovadores

Conselhos dos líderes mais inovadores

O que pode tornar o CEO num grande inovador? Qualquer pessoa pode alterar o seu comportamento de modo a potenciar o impacto criativo numa dada organização.

De acordo com os autores do livro The Innovator's DNA, as cinco competências que caraterizam os inovadores disruptivos são o questionar, observar, potenciar o relacionamento socialmente (networking), experimentar e pensar por associação (relacionar situações e acontecimentos aparentemente sem relação). Os líderes que são apresentados de seguidas seguem diariamente um ou mais destes hábitos.


Marc BenioffMarc Benioff, Salesforce.com

O meu trabalho consiste em orientar a Salesforce. Não me posso sentar na sede e fingir que estou envolvido. As probabilidades são as de o que estamos a usar hoje estar ultrapassado em poucos anos. O passado nunca é o futuro mas, com a continuação, é fácil ser-se ultrapassado.”


Nitin ParanjpeNitin Paranjpe, Hindustan Unilever

Normalmente um empreendedor tem uma ambição que ultrapassa os recursos que dispõe e esta desigualdade obriga-o a pensar de forma diferente. Aprendemos a inovar ao aumentar as nossas ambições e ao restringirmos os nossos recursos." 


Victor Fernandes, Natura Cosméticos, S.A.
VictorFernandes

Victor Fernandes é o diretor de inovação nos conceitos de ciência e tecnologia do maior fabricante de vendas diretas de cosméticos do Brasil.

Nós não inovamos em produtos, mas sim em relação ao escoamento ou às experiências de bem-estar... O nosso departamento de inovação é composto de quase 300 pessoas aqui no Brasil ... biólogos, farmacêuticos, engenheiros, sociólogos, psicólogos... Lançamos mais de 100 novos produtos por ano."


Robert KotickRobert Kotick, Activision Blizzard

A coisa mais importante que fazemos para incentivar a inovação é dar às pessoas a liberdade de falhar... Nós dedicamos realmente de inicio muito tempo ao nosso público-alvo... para realmente tentar saber o que é que gostariam de jogar ... e se não correspondermos às suas expectativas, acho que somos uma organização que aprende bem e que procura realmente entender por que não funcionou."


Jeffrey BezosJeffrey Bezos, Amazon

Bezos sobre o que pergunta a todos os candidatos a colaboradores: “Fale-me sobre algo que tenha inventado. A invenção podere ser de pequena escala - por exemplo, um novo produto ou um processo de melhoria da experiência do cliente, ou até mesmo uma nova maneira de carregar a máquina de lavar louça. Quero saber que vão tentar coisas novas."


Pradeep SindhuPradeep Sindhu, Juniper Networks

Pradeep Sindhu é cofundador e diretor de tecnologia da Juniper. A maioria da inovação da P & D da Juniper acontece porque alguém olha para dois a cinco anos à frente e encontra um potencial de rutura. A nossa cultura promove o debate aceso baseado na sobrevivência da filosofia do  mais apto... independentemente da fonte. A QFabric é um bom exemplo disso. Tudo começou com uma conversa entre dois engenheiros que debatiam formas de resolver o problema de conectividade do data center a uma escala maciça. Lançámos globalmente esta inovação no início deste ano.”


Eric SchmidtEric Schmidt, Google
Eric Schmidt é Presidente Executivo da Google.O Google+ é um projeto que envolve 500 pessoas dentro da Google, mas isso é o mesmo que dizer que inclui tudo, como apps e fotografias. As equipas foram compostas por 5 a 10 pessoas a construírem sobre o trabalho uns dos outros em plataformas comuns. Quando foi lançado, o truque foi não ter expetativas muito altas. O que não queríamos era ver a manchete, “Facebook Killer Fails”. Nós estamos realmente a tentar cria [software social] com uma forma nova.


Howard SchultzHoward Schultz, Starbucks

Quando voltei como CEO em 2008, a Starbucks tinha-se esquecido que as inovações equilibram a herança de uma organização com a sua pertinência nos tempos modernos e o diferencial de mercado, por isso tivemos de nos reorientar. Numa sessão de brainstorming, visitámos e observámos grandes retalhistas, e perguntamo-nos: "Se a Starbucks não existisse, que tipo de experiência com o café iriamos criar?”


John FreundJohn Freund, Inuitive Surgical

O custo de produção para fazer o conjunto de instrumentos necessários [para um pulso mecânico] ia ser muito mais elevado do que para fazer instrumentos cirúrgicos pouco invasivos... Essa foi uma das muitas coisas que tornaram o negócio insuportável para os VCs ... Foi então que tivemos a ideia da "reutilização limitada dos descartáveis" … [e] que descobrimos uma forma de controlar o número de vezes que um instrumento poderia ser reutilizado ... isso tornou-se fundamental no nosso plano de negócios.”


Robert McDonaldRobert McDonald, Procter & Gamble

A nossa visão é sermos a empresa mais capacitada digitalmente no mundo... Para tal estamos a inovar... em todos os principais processos de negócio: de "molécula a prateleira”... e da “idealização ao consumo”. Estamos a tornar tudo mais único, mais rápido e mais simple. Estamos a criar uma habilitada cultura tecnológica através da qual os nossos consumidores, funcionários e parceiros de negócios possam facilmente colaborar e interagir a partir de qualquer lugar e em qualquer momento. Estamos a aprender a trabalhar a partir da orientação da procura em tempo real e tendo todos os dias em vista a que se constatará no futuro."


RakeshKapoorRakesh Kapoor, Reckitt Benckiser Group PLC

A inovação não é um processo, é mais a forma como alcançamos os nossos objetivos e de como fazemos negócios. Isto significa que colocamos os nossos clientes no centro do nosso negócio e lhes perguntamos constantemente “Como é que podemos fazer a diferença nos momentos cruciais, quando os nossos produtos estão a ser usados para limpar os seus pratos ou para remover aquela difícil mancha da sua roupa favorita?”


Jean-Paul AgonJean-Paul Agon, L'Oreal

Ano após ano, temos vindo a aumentar os nossos orçamentos [I & D], muitas vezes de uma forma significativamente mais rápida do que as nossas vendas... [Temos] uma comunicação permanente entre as equipes de pesquisa, que criam produtos que os consumidores nunca sonharam, e as equipes de marketing, que os ouvem e analisam constantemente as suas necessidades. É através da riqueza desta troca que impulsionamos a inovação."

Fonte: Forbes