À descoberta de Silicon Valley – Do mundo lusófono ao vale mágico da inovação onde o futuro acontece

À descoberta de Silicon Valley – Do mundo lusófono ao vale mágico da inovação onde o futuro acontece

Se a descoberta do caminho marítimo para a Índia mudou o papel de Portugal no mundo, é agora o momento de acreditar que outro caminho é fundamental para Portugal assumir uma atitude cultural e empresarial, capaz de abraçar efetivamente a globalização. Rumemos aos EUA com o programa GSI - Global Strategic Innovation, em direção a Silicon Valley - o vale mágico da inovação e do empreendedorismo.

Em 2010, embarcámos com o objetivo de ligarmos Portugal a Silicon Valley. Nos anos seguintes novos caminhos se cruzaram e desde 2011 que promovemos a ligação do mundo lusófono ao vale onde o futuro acontece.

Em sete dias os participantes, de entidades públicas e privadas, oriundos de Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil, têm a oportunidade única de imergirem num ecossistema, em que um Olhar diferente, faz Mudar o mundo e Sermos atores da mudança.

Mais que um programa, o Global Strategic Innovation é uma filosofia de mudança, de partilha e de entreajuda.

Através do GSI – Global Strategic Innovation, os participantes convivem com uma realidade empresarial altamente competitiva, uma realidade difícil de replicar como um todo noutra parte do mundo. Ousemos faze-lo em menor dimensão e agigantemo-nos tal como o Gigante Adamastor, navegando sem receios a caminho de uma ligação estruturada e sistematizada a Silicon Valley.

O centro da inovação e do empreendedorismo é o elo de excelência para o jogo da globalização. Se na época dos descobrimentos planeámos uma estratégia recrutando os melhores para a construção da Escola de Sagres, é agora altura de nos ligarmos aos melhores para que, tal como na época dos descobrimentos, sejamos pioneiros de uma estratégia económica. Basta ter objetivos definidos e mobilizadores.

O GSI – Global Strategic Innovation, tem quatro componentes: formação em inovação estratégica, interação com vencedores, networking exponencial e aceleração dos negócios.

GSI-networkingNão percamos tempo e apostemos no network, numa rede de parcerias, nos aceleradores globais. Este ecossistema ajuda a prepararmo-nos para competir em ambientes económicos mais exigentes, a assumirmos apostas de maior risco, mas sobretudo, a gerar e a obter um maior valor económico.

O palco da inovação e do empreendedorismo, Silicon Valley, ensina-nos a importância de não perder o foco, de sermos criativos e abertos à mudança. Devemos falhar sem medo, é preciso arriscar em inovar, não esquecendo que a inspiração vale 1% e trabalho 99%.

Mas Silicon Valley não vive somente de produtos e de processos inovadores, mas sobretudo de pessoas com um grau de compromisso de excelência para com as suas organizações e para com a comunidade, pessoas talentosas e apaixonadas, pessoas que sabem que acreditando, colaborando, partilhando, deixando a arrogância de lado, são atores de um lugar onde as portas se abrem para o mundo.

GSI-governo-2014Não existem pessoas mais importantes ou menos importantes existem pessoas com competências e caraterísticas diferentes. Tudo caminha na direção certa se tivermos uma boa equipa e lhe dermos espaço para serem criativos, para ousarem ser diferentes, e para falharem. O Mote de Silicon Valey, se tiver de falhar faça-o rapidamente.

Esta ligação do mundo da lusofonia a Silicon Valley, através do Global Strategic Innovation, impacta nas empresas e, à medida que tenha mais intervenientes, vai ganhando dimensão. Esta filosofia precisa de contagiar e de mobilizar o maior número possível de intervenientes.

Arrisquemos novos caminhos e, como os nossos antepassados, ao dobrar o Cabo da Boa Esperança, a operar uma revolução geográfica.

Este é o momento para operarmos uma revolução cultural … change your mindset!


Sandra-CorreiaSandra Correia, colaboradora da Leadership Business Consulting desde 2001, é membro da comissão organizadora do Global Strategic Innovation e do Best Leader Awards. Exerce funções de assistente de direção da Leadership Business Consulting e de gestora do bem-estar e da felicidade da organização.