12 Empresas a Operar em Portugal Falam Sobre a Sua Ligação às Universidades

12 Empresas a Operar em Portugal Falam Sobre a Sua Ligação às Universidades
9 minutos de leitura

Foi pedido a 12 empresas que dessem o seu testemunho sobre a sua ligação às universidades. Eis o resultado.

CGD - Área comercial é prioridade
Licenciaturas e mestrados em Economia, Finanças, Gestão, Contabilidade, Marketing, Informática de Gestão, Banca e Seguros são as preferências da Caixa Geral de Depósitos quando o tema é a formação académica dos seus quadros, que têm, nesta instituição bancária a oportunidade de realizar estágios para fim de curso, se o requererem. "Cerca de 91% destes estágios ocorrem na rede comercial", garante fonte oficial da empresa. Razão pela qual, a Caixa pretende candidatos com competências no âmbito do "relacionamento interpessoal, pra-atividade, negociação e persuasão de venda, sentido de responsabilidade e dinamismo." A caixa tem protocolos com várias escolas (Universidades e Institutos politécnicos).


Montepio - Ligação privilegiada às universidades
Com uma forte ligação ao meio académico, o Montepio acolhe alunos de várias instituições universitárias para realizarem estágios, têm vários dos seus quadros a frequentar programas de formação de executivos em instituições de ensino superior, mas também colabora com alunos de mestrado e doutoramento nos seus programas de investigação, apoia a implementação de programas de pós-graduação e mestrado nas áreas da economia social e banca. As referências deste banco são a Porto Business School, Faculdade de Economia do Porto, ISCTE Business School, ISEG, Universidade Católica, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, mas também Aveiro, Algarve, Trás-os-Montes e Alto Douro, Évora e Minho.


EDP GrupoEDP - Candidatos são desafiados a gerir um business case 
A EDP tem três tipos de estágios: escolares/curriculares, de Verão e profissionais. "Os estágios são promovidos como forma de identificar jovens com o perfil desejado para o grupo", diz fonte oficial da operadora. Para "atrair e captar jovens com potencial" nas instituições de ensino, a principal fonte de recrutamento, desenvolveu o programa de atratividade ‘On Top - EDP Recruitment Program' e o ‘Power Trade Universidades" para finalistas de mestrado de Engenharia ou Gestão, "em que os alunos são desafiados a assumir o papel de gestores de topo e a resolver um business case. A EDP refere como exemplos de universidades onde costuma recrutar o IST, a Católica, a Nova e a Universidade do Porto. 


Nestlé - Empresa em Portugal recebe 40 estagiários por ano 
A Nestlé recebe, por ano, cerca de 40 estagiários através do seu programa de estágios ou dos estágios curriculares, com as universidades com as quais tem protocolos, que, "muitas vezes, implicam o desenvolvimento de teses baseadas em business cases da empresa", diz Ana Gomes, a diretora de recursos humanos da multinacional. Os jovens recrutados vêm maioritariamente da Nova, Católica, Porto (FEUP), Aveiro e ainda do ISCTE e do ISEG. A par das bases académicas, a Nestlé procura jovens "dinâmicos e proactivos, com gosto pela aprendizagem e pela execução, humildade para aprender, curiosos, empenhados, com gosto por desafios e pelo relacionamento baseado na confiança e respeito pelos outros", explica Ana Gomes. 


Ernst&Young - Consultora valoriza formação multicultural 
A Ernst&Young analisa caso a caso os pedidos que lhe chegam para estagiar na consultora. "Não temos esquemas de estágios massivos", afirma Margarida Dias, a diretora de recursos humanos. "Achamos que é essencial cuidar e garantir o enquadramento empresarial dos estudantes em estágio", justifica ainda Margarida Dias. Contudo, os roadshows pelas principais universidades de Lisboa, Coimbra e Porto "contribuem para a constituição do ‘pipeline' de candidatos que avaliamos e ponderamos contratar, sublinha ainda a responsável. Para a Ernst&Young, é cada vez mais importante que um bom mestrado promova competências como a "multiculturalidade, fornecendo o contacto e intercâmbio de experiências com outras culturas".


PTPT - Grupo faz anualmente roadshow nas universidades
A PT tem realizado, anualmente, um roadshow pelas principais universidades portuguesas para divulgar os programas de recrutamento que tem, nomeadamente o Trainees e as academias técnicas, e "assim captar melhor o talento". Fonte oficial da operadora garante que o universo dos recém-diplomados é uma das fontes de recrutamento privilegiadas pela PT e tem sido "um catalisador do rejuvenescimento de quadros superiores". As universidades preferenciais são as de referência: Católica, Técnico, ISEG, FEUP do Porto, Aveiro e FCT da Nova. A mesma fonte refere que o grupo "estará o mais disponível possível" para colaborar com as universidades em teses de mestrado dos alunos sobre a PT e os seus ramos de negócios. 


Galp - Empresa aplica Teses de mestrado e doutoramento 
A Galp participa em atividades e protocolos de cooperação com as universidades, oferecendo estágios e a possibilidade de as teses de mestrado e doutoramento poderem ser feitos na própria empresa ou com aplicações práticas na sua atividade. As oportunidades de estágio na empresa "variam, anualmente, consoante a aprovação do plano de recrutamento", afirma fonte oficial, e a preferência vai para alunos de várias engenharias, como Mecânica, Química, Eletrotécnica, Gestão Industrial e Ambiente, e área financeira. De um bom mestrado, a Galp espera que, "além da transmissão de sólidos conteúdos académicos", ensine os alunos "a pensar por si próprios e a criar valor no ambiente que os rodeia", adianta a mesma fonte. 


Santander Totta - 188 vagas em 2012
Os estágios são a principal fonte de recrutamento no Santander Totta, através dos quais o banco conhece de modo aprofundado os talento identificado nas universidades. Só no ano passado, o Santander Totta abriu 188 vagas para estágios, alguns de âmbito curricular e das suas master internships. Até porque, o banco "privilegia relações próximas com todas as escolas de excelência, com especial atenção às vertentes de Economia e Gestão" e com um perfil muito específico: o Santader Totta procura jovens com "atitude, integridade, competência técnica, motivação para aprender, flexibilidade face à mudança, um misto de ambição e humildade, gosto pela atividade comercial, entusiasmo e dinamismo", garante fonte oficial do banco.


Jeronimo MartinsJerónimo Martins - Atividades extracurriculares podem fazer a diferença 
"Aspetos como a experiência internacional, ações de voluntariado, integração em atividades académicas ou de tempos livres são cada vez mais valorizados" e podem fazer a diferença na escolha dos candidatos, diz Marta Maia, Chief People Officer da Jerónimo Martins. O grupo recebe jovens através do Programa de Trainees e recruta "alunos de elevado potencial" das melhores universidades, frisa Marta Maia. Os alunos de licenciatura ficam afetos a funções de negócio mais operacionais e os de mestrado vão desempenhar funções mais estratégicas e de suporte ao core business. A Jerónimo Martins tem ainda um protocolo com a Universidade de Aveiro onde assegura estágios aos alunos da licenciatura em Comércio. 


Sonae - Desafios aos finalistas para resolver com criatividade
O programa "Call for solutions", orientado para finalistas de mestrado, convida os jovens a irem a Sonae "resolver de forma criativa desafios propostos pelo negócio, durante quatro a cinco meses", afirma fonte oficial da empresa. "Permitimos, assim, o desenvolvimento sustentado da sua tese de mestrado, detetando e identificando talento entre os participantes", acrescenta a mesma fonte. O recrutamento é feito ‘online' através da Rede Contacto. A empresa tem parcerias com diversas universidades e lança o repto: qualquer formação académica deve "compreender uma forte componente prática". A Sonae tem também estágios curriculares e procura "perfis curiosos, desafiantes, ambiciosos, criativos e orientados para a excelência". 


Millennium BCP - Crescer com o banco
Estágios de verão, jogos que simulam a gestão de uma sucursal do banco, seminários e workshops com responsáveis de áreas-chave. Estas são apenas algumas das atividades que fazem parte do "Come and grow with us", do Millennium BCP, um programa direcionado para os estudantes universitários a partir do segundo ano, que permite, que a par do percurso académico, desenvolvam aprendizagens que os preparam para a sua integração profissional futura, no decorrer de cada ano letivo.  Imprescindível para esta instituição bancária na hora de contratar é que "o colaborador tenha bons e sustentados conhecimentos técnicos e em inglês, o que se obtém através da boa conclusão do percurso académico em algumas das melhores universidades do país".


VodafoneVodafone - Operadora privilegia competências de conceção e planeamento

Capacidades analíticas e competências de conceção e planeamento são privilegiadas na Vodafone, assim como mestrados "lecionados em inglês e com um elevado nível de exigência e preparação para o contexto organizacional", afirma Luísa Pestana, a diretora de recursos humanos da operadora. Os cursos podem ser de Gestão, Economia, Finanças, Marketing e Engenharia e as candidaturas apresentadas no site da Vodafone. A operadora tem ligações com a maioria das universidades portuguesas e, segundo Luísa Pestana, aposta numa "presença assídua nas feiras de emprego e workshops que se realizam nas diferentes escolas". A Vodafone tem estágios curriculares, de Verão e outros para realização de teses de mestrado. 

Fonte: Diário Económico