Sabe identificar e captar o potencial de liderança? 10 caraterísticas que têm em comum e que deve procurar

Sabe identificar e captar o potencial de liderança? 10 caraterísticas que têm em comum e que deve procurar
4 minutos de leitura
Enquanto líder, acredita que pode fazer o negócio sozinho e que deve concentrar em si todas as decisões, delegando tarefas, ou, pelo contrário, que deve saber captar potencial de liderança e liderar com os outros, delegando responsabilidades?

Andrew Carnegie, um dos maiores industriais do capitalismo norte-americano de sempre, refere que “ninguém será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou ter todos os louros por o ter feito”.

Se concorda e realmente acredita e procura ser este líder, sabe que nem sempre é fácil identificar onde está o potencial de liderança e conseguir delegar responsabilidades e assumir o risco do erro, principalmente nos tempos difíceis que correm, seja a nível financeiro seja ao nível da concorrência e exigência do mercado.

John C. Maxwell, conhecido especialista americano em liderança, diz que “se a liderança estiver no seu radar e for capaz de valorizá-la, estará sempre à procura de líderes em potencial”.

Maxwell apresenta no seu livro "Líder 360º”, 10 caraterísticas comuns a todos os potenciais lideres e às quais deverá estar atento:
  • Fazem as coisas acontecer;
  • Veem as oportunidades;
  • Influenciam as opiniões e as ações dos outros;
  • Acrescentam-lhe valor;
  • Atraem a si os vencedores;
  • Equipam outros potenciais líderes para que liderem;
  • Oferecem ideias que ajudam a organização;
  • Possuem uma atitude extraordinariamente incrível;
  • Cumprem os seus compromissos;
  • Mostram uma feroz lealdade à organização.
As oportunidades em que tem de estar atento a este potencial de liderança não se resumem aos processos de recrutamento ou aos colaboradores da sua organização.

Como referiu Jack Welch, líder histórico da GE, no seu “Jack”, “encontrar pessoas excecionais pode acontecer de várias maneiras e sempre acreditei que quando conhecemos alguém é como mais uma entrevista”, acrescentando que “na GE procuramos e formamos pessoas excecionais” e que “nada me apaixona mais do que fazer das pessoas a principal competência da GE”.

Jack partilhou aqueles que a GE chama dos quatro pilares da liderança e que distinguem e caraterizam os que consideram ser os 10% melhores diretores da organização. São eles:
  • Energia;
  • Capacidade de motivar as equipas;
  • Força para tomar decisões difíceis;
  • Capacidade de as executar de forma coerente e de cumprir as suas promessas.

Bill Conaty e Ram Charan, no seu “Mestres do Talento”, aconselham a que “procure pessoas que tenham demonstrado caraterísticas de liderança em alguma área durante a vida” e que “procure especialistas que tenham o desejo e o potencial de liderar outros e de os ajudar a crescer”, a que “não se prenda a estrelas predeterminadas” e que “esteja atento a outras pessoas em que pode não ter reparado antes ou àquelas cujo talento de liderança venha mais tarde ao de cima”, chamando a atenção para que o facto de que são “os valores e o estilo maduro de liderança que são normalmente aquilo que distingue as estrelas antigas das estrelas do futuro”.

Se quer captar potencial de liderança para a sua organização, tenha presentes quais as caraterísticas que procura e esteja atento.

Valorize caraterísticas como o discernimento, a adaptabilidade, a capacidade de comunicação, de execução, a disponibilidade e maturidade, a criatividade, a responsabilidade, a segurança e a perspetiva. Independentemente da área em que opera, estas são caraterísticas comuns e capazes de fazer a diferença em qualquer setor. Enriqueça-as com aquelas que estão em falta e que são comuns a todos os grandes líderes que operam na sua área.

E não se esqueça, esteja atento porque pode encontrar um grande potencial de liderança em qualquer momento e em qualquer lugar. Não o deixe escapar, ele pode fazer a diferença na sua organização. Não se esqueça que o sucesso da sua equipa é o seu sucesso. 


fatinha-portal-artigo1Fátima Rodrigues foi gestora do Portal da Liderança e editora de conteúdos da Leadership Business Consulting, tendo sido coordenadora editorial da área de business do grupo Almedina e lecionado na Congrégation Saint-Joseph de Cluny. Esteve ligada vários anos ao Conselho da Europa, onde exerceu funções de formadora do GERFEC em relações interculturais e interreligiosas em contexto corporativo e social.