Quem são os líderes do futuro? 10 Caraterísticas que lhe permitem ser um deles e manter-se na linha da frente

Quem são os líderes do futuro? 10 Caraterísticas que lhe permitem ser um deles e manter-se na linha da frente

É da sua capacidade para exercer uma liderança consistente e adequada ao ambiente e à cultura da sua organização, que depende o seu sucesso e o dos que leva consigo. O futuro está aí e é hoje que deve prepará-lo para que se mantenha na linha frente.

Os desafios são muitos e as pressões constantes, num mundo global onde a concorrência é feroz e onde todos querem vencer e ser os melhores.

O que carateriza os líderes que trabalham e garantem hoje um sucesso duradouro no tempo? O que revelam que nos permite vê-lo como líderes do futuro?

1. Implementa a sua visão de futuro sem medo;
Tem a capacidade de agir e promover, sem medo, a ação de todos. Não teme a rejeição ou o fracasso porque tem consciência da sua missão, valores e capacidade de implementação. Transforma o fracasso em feedback fundamental aos seus próximos passos.

2. Conhece e vivencia os seus valores;
Reconhece as suas falhas e pede desculpa. Assume a responsabilidade pelos erros da sua equipe e estende os créditos do sucesso aos seus seguidores. Cumpre o que promete aos seus liderados, mesmo que para isso tenha de se confrontar com os seus superiores e com a sua empresa.

3. Tem autoconhecimento, reconhece as suas emoções e é equilibrado;
Sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Entende que pode controlar suas emoções e, com isso, gerenciar a própria motivação e a dos seus seguidores.

4. Tem uma visão de futuro;
Tem certeza da sua visão e dos efeitos que sua atuação tem ao seu redor. Tem uma visão clara de futuro, do que quer ser, de onde e com quem quer estar nos próximos anos.

5. É criativo;
É criativo, não somente no sentido literal da palavra.

6. É um coach;
Lidera por meio de perguntas e não de respostas e colocar-se em pé de igualdade com seus liderados. Pressupõe que todos têm dentro de si um potencial ilimitado. É conhecedor e respeitador da missão, valores e objetivos de cada um dos seus seguidores.

7. Tem uma vida equilibrada;
Sabe que a liderança não é um conceito que se aplica somente ao trabalho. É um líder na sua própria família, comunidade e da sua saúde.

8. É íntegro;
Não se deixa levar por tentações.

9. É flexível e com um forte caráter de adaptação;
Tem a capacidade de exercer papéis diversos e comporta-se de maneira diferente de acordo com as situações que se apresentam e, principalmente, com pessoas diferentes. Consegue redefinir rapidamente estratégias em caso de necessidade, não ficando “preso” ao previamente definido. Conhece o perfil comportamental dos seus liderados e adapta-se a eles. Sente-se confortável no mundo global, liderando profissionais que lhe reportam diretamente a partir de países diferentes.

10. Valoriza o potencial humano e constrói relacionamentos de respeito e confiança.
Tem autoconfiança, paixão pelo que faz e amor pelas pessoas, o que lhe permite colocar-se numa posição de igualdade com seus seguidores, sem medo de ser desrespeitado, superado ou desqualificado.

A liderança é cada vez mais “uma arte”, como refere José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde. E dominá-la é cada vez mais um trabalho de extrema importância, capaz de fazer a diferença em quem a exerce e em quem é liderado.

Olhando para si e para o seu desempenho enquanto líder, pode afirmar que é um líder do futuro? Que caraterísticas precisa ainda de potenciar?

Nota: Estes critérios foram adaptados e ampliados a partir do parecer de Arthur Diniz* e dos pontos-chave dos livros “What Matters Now” e “The Future of Management” de Gary Hamel. Arthur Diniz é economista com MBA pela Columbia Business School,  certificado internacional de coaching pela Lambent e pela Erickson College, no Canadá, e com o curso de extensão em Coaching Estratégico pela FIAUSP. É fundador e dirige a Crescimentum-Coaching for Performance. Em dezembro de 2001 foi eleito um dos 20 CEO do futuro segundo uma avaliação feita pela Korn/Ferry, FIA e Você S/A.


fatinha-portal-artigo1Fátima Rodrigues é gestora do Portal da Liderança e editora de conteúdos da Leadership Business Consulting, tendo sido coordenadora editorial da área de business do grupo Almedina e lecionado na Congrégation Saint-Joseph de Cluny. Esteve ligada vários anos ao Conselho da Europa, onde exerceu funções de formadora do GERFEC em relações interculturais e interreligiosas em contexto corporativo e social. É fundadora e administradora geral projeto online de fomento à leitura Segredo dos Livros.