9 conselhos para manter a produtividade dos colaboradores em tempo de crise

9 conselhos para manter a produtividade dos colaboradores em tempo de crise
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Segundo o Wall Street Journal, em tempos difíceis e com os colaboradores em estado de nervos, cabe aos líderes ajudá-los a manterem-se envolvidos, focados e motivados. Segundo estes, um memorando não será suficiente para o conseguir.

Se é verdade que cada um de nós lida de um modo diferente com o stress, o cabe então aos líderes tomar uma abordagem individual, no sentido de auscultar o que cada um precisará para se manter no caminho certo.

Assim, o Wall Street Journal (WSJ) apresentou um conjunto de conselhos que os líderes devem ter em atenção, no sentido de conseguirem manter a produtividade dos seus colaboradores quando os tempos que se vivem não são os mais fáceis.

- Mantenha a porta aberta
O WSJ recomenda que dê abertura aos colaboradores para falarem consigo e que seja honesto com eles. "Não seja evasivo nem prometa aquilo que não pode cumprir. Seja caloroso mas também lhes faça ver que há coisas que não pode revelar-lhes.

- Não pressione os seus colaboradores porque se sente stressado

O WSJ refere que será contraproducente adotar uma postura rigida e militar. Segundo estes a postura a adotar é a de indicar os caminhos e deixar que os colaboradores tomem os seus próprios processos de execução.

- Reconheça e louve o trabalho árduo
O WSJ propõe uma série de formas de o fazer, como através de um email, de uma nota de louvor e através do encorajar os demais a seguir-lhe o exemplo. Como sugerem, "organize eventos de reconhecimento de grandes conquistas, como almoços, festas ou piqueniques."

- Ajude os seus colaboradores a alcançarem os seus objetivos profissionais
"Sente-se e descubra o que os seus colaboradores pretendem alcançar com o seu trabalho e com a empresa. Caso anseiem por mais responsabilidades ou por uma transferência para outro departamento veja qual a possibilidade de o fazer e apresente-lhes propostas. Caso exijam um novo grau académico fale-lhes sobre as possibilidades da empresa em termos de bolsas e ajuda com as propinas."

- Transfira os colaboradores insatisfeitos
Como diz o WSJ, algumas pessoas não se deixam motivar e os seus descontentamento pode dar origem a um gasto excessivo de tempo e energia dos diretores. Para além disso podem ainda desmoralizar toda a equipa onde estão inseridos. Assim, "pergunte-lhes como pode tornar o seu trabalho mais aliciante. Ofereça-se para os transferir para outra área, para outro departamento ou mesmo para outra empresa."

- Controle os rumores

É importante que consiga intercetaros rumores o mais rapidamente possível, uma vez que estes "podem crescer e criar preocupações infundadas e uma redução da produtividade".

- Planeie a longo prazo
O WSJ alerta que os líderes deverão "definir objetivos a longo prazo com os seus colaboradores de modo a mostrarem-lhes que estes têm um futuro na empresa".

- Saiam do escritório
E porque não adotarem uma ação social e dedicarem o trabalho de todos por um dia a um voluntariado que faça com que todos se sintam bem? Como diz a WSJ, "igrejas e centros de caridade podem ajudá-lo a encontrar o projeto certo".

- Mantenha as suas preocupações para si mesmo

O WSJ alerta para o facto de, enquanto líder, "ter duas tarefas: "criar empatia com os seus colaboradores e lidar com o seu próprio stress. É importante guardar os seus sentimentos para si para evitar criar apreenção e mesmo pânico entre os colaboradores."

Fonte: Wall Street Journal