Dicas para melhor gerir a sua equipa

Dicas para melhor gerir a sua equipa
3 minutos de leitura

Patrick Lencioni, apontado como um dos melhores especialistas em gestão de equipas, partilha algumas das que para ele são as melhores dicas para melhor gerir a sua equipa e conseguir alcançar melhores resultados ao nível da organização que lidera.

Segundo este:
  • O trabalho em equipa não é uma virtude mas uma escolha, uma decisão estratégica.
  • O líder tem de preparar o terreno ao mostrar-se vulnerável e revelar abertura.
  • A responsabilização de cada um é a ferramenta mais motivadora numa equipa.
  • Gerir e liderar uma empresa resume-se a dominar alguns simples conceitos que provavelmente já sabe. O difícil é fazê-lo todos os dias, é a disciplina de dominar algumas simples coisas.
  • Uma organização eficaz ao nível do trabalho em equipa, tem de fazer da sua equipa executiva a prioridade, ser a melhor, e depois partir de aí para toda a empresa.
  • Se optarmos por funcionar em equipa temos de nos comprometer com ela, com o custo que envolve, o sacrifício, trabalho e tempo que esta requer. Os benefícios das empresas assim organizadas são enormes, mas se não estiver disposto a investir o tempo e a fazer os sacrifícios necessários para alcançar os benefícios que acarreta, então é preferível assumir que não quer seguir esse caminho.
  • Porque é que haveremos de esperar por uma crise para trabalharmos em conjunto? É preciso trazer um tema, um objetivo que reúna toda a organização independentemente da área e serviço que ocupa.
  • Temos de nos perguntar e às nossas equipas se o nosso foco está nos resultados que queremos alcançar ou se está em nós mesmos e nas nossas carreiras individuais.
  • Enquanto líderes, temos de ter a coragem de responsabilizar as pessoas pelos seus comportamentos. Não é fácil nem divertido e nem gostamos de o fazer, mas não reter as pessoas devido ao seu comportamento é um ato egoísta ao não lhes darmos esse feedback e os responsabilizarmos por isso. Pessoalmente digo-lhes que quero saber o que eles pensam que eu preciso de fazer para eles melhorarem. Eles serão o seu melhor coach.


Patrick Lencioni1Patrick Lencioni é um autor bestseller de livros sobre gestão de empresas, especialmente sobre a gestão de equipas. Autor do conhecido “The Five Dysfunctions of a Team”, e dos “The Five Temptations of a CEO” e “The Four Obsessions of an Extraordinary Executive”, é presidente do The Table Group, que se dedica à consultadoria de gestão especializado no desenvolvimento da equipa executiva e na saúde da organização. É consultor e orador, tendo trabalho com os executivos sénior e as equipas executivas das empresas da Fortune 500 e startups de IT. A CNN Money referenciou Lencioni em 2008 como um dos “10 novos gurus que deveria conhecer” e o The Wall Street Journal como “um dos mais requisitados oradores sobre negócios”. Anteriormente foi gestor na Bain & Company, na Oracle Corporation e na Sybase, onde foi vice-presidente do desenvolvimento da organização.