Está a cultivar futuros líderes? Saiba como trabalhar a liderança na equipa

Está a cultivar futuros líderes? Saiba como trabalhar a liderança na equipa

Qualquer responsável máximo precisa que os seus colaboradores tenham a confiança e autonomia para se liderarem a eles próprios. E isto é algo que tem de ser trabalhado, pelo próprio líder.      

Susan Mazza  

Há quem diga que se sabe que está a liderar a partir do momento em que outros o seguem. É certamente um começo. No entanto, sugerimos que o verdadeiro teste à capacidade de liderar reside em até que ponto se consegue cultivar a liderança nos colaboradores. Há três aspetos em que precisa de se concentrar para garantir que está a liderar ou a desenvolver líderes na sua organização.

1.º Apoiar e incentivar os colaboradores a liderarem-se a si próprios. Parte do papel do líder consiste em nutrir a inspiração e a confiança de que a equipa precisa para se liderar a ela própria. Pense que, se quer o melhor dos seus colaboradores, eles devem primeiro acreditar que são capazes de fazer mais, e que dar mais é importante. Como afirmou John Quincy Adams, o 6.º presidente dos EUA: “se as suas ações inspiram os outros a sonhar mais, a aprender mais, a fazer mais e a serem mais, então é um líder”.

2.º Pedir de forma arrojada para ter resultados significativos. Os gestores atribuem tarefas. Os líderes capacitam os outros a produzirem resultados. Se quer realmente cultivar líderes, vai querer pedir a realização de tarefas/projetos ousados – daqueles que aceleram o ritmo cardíaco da pessoa porque sabe que vão obrigá-la a esforçar-se para ser mais e a fazer mais.
Faça com que os resultados que está a pedir tenham significado para os seus colaboradores, para si e para a sua organização, e vai ver o nível de empenho aumentar, assim como a responsabilidade.

3.º Desenvolver parceiros vs. bons soldados. Os bons soldados – os funcionários com os quais pode contar para fazerem o trabalho bem feito, são claramente importantes para qualquer organização. No entanto, ao formar um exército de bons soldados significa que vai ter demasiado sob a sua alçada. Considere identificar algumas pessoas nas quais poderia ter confiança a ponto de as convidar para serem suas parceiras – que trabalhem consigo em vez de apenas trabalharem para si. Ao praticar o desenvolvimento de liderança desta forma vai ver o nível de responsabilidade delas aumentar exponencialmente. A parte complicada é que pode ter de deixar de controlar mais do que queria. Mas pense que lhe vai dar a oportunidade de fazer mais.

Como se cultiva liderança de sucesso?
Vai perceber que está a liderar líderes quando puder contar com aqueles que lidera para serem responsáveis pelo próprio futuro, pelos seus resultados, e pelos resultados da sua empresa como se fossem 100% responsáveis por toda a organização.

E se tem dúvidas, experimente fazer o survey "Como está o sistema de desenvolvimento de liderança da sua organização?". Será que a sua empresa tem um sistema que lhe garanta a sustentabilidade pretendida?

01-06-2017

Fonte: TalentSpace


Portal da Liderança


Susan Mazza3Susan Mazza, CEO da consultora Clarus Works, é oradora motivacional, business coach, e um dos nomes no “Top 100 Thought Leaders” da Trust Across America/Trust Around the World entre 2013/2015.