O Comprimido da Liderança

O Comprimido da Liderança

Livro

Título (PT)O Comprimido da Liderança: O ingrediente secreto da motivação
Título (BR): A Pílula da Liderança
Título (EUA)The Leadership Pill: The Missing Ingredient in Motivating People Today
Autor: Ken Blanchard, Marc Muchnick
Edição: Outubro, 2012
Páginas: 104
Editor: Gestão Plus (PT); Girafa (BR); Free Press (EUA)

"O Comprimido da Liderança é divertido e fácil de ler, sendo a sua organização por fases de ação de grande valor. O livro inclui a “prescrição” ideal para todos os que queiram ser não apenas gestores mas líderes. Penso que Blanchard e Muchnick criaram o próximo livro de gestão do ano!" - Kim Regenhard, VP Human Resources Customer Services & Operations, AT&T Wireless  

"Blanchard voltou a conseguir junto com o seu co-autor Muchnick ao prescrever um RX com o nome “O Comprimido da Liderança” e ao ser tão direto e objetivo que não deixa margem para dúvidas em como conduzir grandes empresas a um estado saudável." - Dan T. Cathy, President and COO, Chick-fil-A, Inc.

"Quando as pessoas compreendem os papéis que desempenham nos negócios, os resultados são sempre superiores ao esperado. As lições do “Comprimido de Liderança” poderão desencadear um “novo rumo” na Delta." - Mary Anne Brannon, Technical Operations, Development & Learning, Delta Air Lines


Sinopse

Certo dia, uma empresa anuncia ter descoberto e estar prestes a comercializar um comprimido que transforma qualquer um num líder eficaz. Esta inovação - o Comprimido da Liderança - parece prestes a revolucionar o mundo empresarial e a resolver todos os problemas gerados pela falta de líderes talentosos. Mas um dos gestores de maior renome na área da liderança - o Verdadeiro Líder - afirma ser capaz de levar qualquer equipa a produzir bons resultados… sem tomar o comprimido e recorrendo apenas à confiança, ao respeito, à parceria e à transparência! O seu desafio é aceite e tem início o concurso entre a liderança com e sem comprimido, seguido de perto pelos media e por toda a classe empresarial. Conseguirá o Verdadeiro Líder ganhar sem a ajuda do Comprimido da Liderança? Que surpresas se revelarão ao longo deste original concurso? Existirá, na verdade, uma «fórmula mágica» capaz de produzir líderes instantaneamente? No seu mais recente best-seller, Ken Blanchard recorre a uma divertida narrativa para revelar quais são os verdadeiros ingredientes da liderança eficaz.


Sobre os autores

Ken BlanchardKen Blanchard é um dos conferencistas e autores mais influentes do mundo na área da gestão. Autor de mais de 40 best-sellers publicados em mais de 30 idiomas, é diretor-executivo das The Ken Blanchard Companies.Inc., que conta entre os seus clientes com a General Motors, a IBM e a Accenture. Ken Blanchard foi identificado como um dos 50 maiores gurus de gestão a nível mundial, a par de personalidades como Peter drucker, Daniel Goleman e Philip Kotler.

marcmuchnickMarc Muchnick é fundador e presidente da People First Group. Conferencista de renome internacional, é especialista em liderança, sendo referido com frequência nas principais publicações de negócios.


Opinião do Portal da Liderança

E se um dia surgisse no mercado o anúncio de um comprimido cujo objetivo era dotar o seu consumidor de capacidades acrescidas de gerar receita na empresa que geria? E se um líder desafiasse o laboratório do mesmo a um “duelo”? Um líder a tomar o comprimido contra um líder sem ele, onde o objetivo era ver qual conseguiria melhores resultados a partir de duas empresas praticamente na falência. Em quem apostava?

Este é o mote para este pequeno livro cuja premissa não é mais que nos mostrar quais os ingredientes secretos para que sejamos líderes eficazes a partir da motivação, garantindo o compromisso e rentabilização máxima dos recursos humanos de uma empresa.

Neste livro surgem pequenas frases a cada poucas páginas que resumem a ideia que os autores quiseram transmitir, com o intuito de gerar uma atenção e reflexão sobre as mesmas. No final do livro apresenta um resumo do que realmente pretende passar ao leitor, onde apontam os caminhos básicos para alcançar a liderança eficaz. Estes encontram-se divididos em quatro competências básicas a todo e qualquer líder: integridade, parceria, louvor e aperfeiçoamento. Num total de 12 pontos, são reunidas todas ideias-chave que nunca deve esquecer e que deverá colocar em prática para que seja um líder eficaz.

Numa leitura fácil e que nos leva pouco tempo, os autores relembram-nos os conceitos-base da motivação de equipas que devem fazer parte da atuação de todo o líder eficaz. Sem elas este não passará de um mero gestor e os resultados alcançados estarão sempre muito abaixo das reais capacidades dos recursos humanos que dispõe.

Tem uma hora disponível? Então leia este livro.