Exportando para os Países Africanos

Exportando para os Países Africanos

Livro

TítuloExportando para os Países Africanos de Língua Portuguesa
AutorZilda Mendes
Edição: março, 2013
Páginas: 152
Editor: Almedina


Sinopse

Com a publicação deste livro, consegue a autora preencher uma lacuna existente e disponibilizar para todos aqueles envolvidos em relações internacionais, sejam mercantis ou diplomáticas, meios de informação de extrema utilidade para maior facilidade no relacionamento do Brasil com todos os países que integram a CPLP. Como Presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, aproveito esta oportunidade para parabenizar a autora pela escolha de tema tão importante e que, sem dúvida alguma, muito contribuirá para que o relacionamento entre todos os parceiros comerciais da CPLP seja incrementado e possa alcançar volumes mais expressivos e condizentes com a grandeza de todos os países integrantes desse bloco.

Abel Domingos
Presidente da Afrochamber - Câmara de Comércio Afro-Brasileira


Sobre a autora
 

Zilda-Mendes
Zilda Mendes é atualmente Professora e Pesquisadora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) na área de Gestão Empresarial, atuando com os seguintes temas: comércio internacional, relações internacionais, economia global, história económica, exportação, importação, sistema aduaneiro brasileiro, câmbio e finanças internacionais.


Opinião
 

Marco-Antonio-Silva-ComexPor: Marco António da Silva

Administrador e especialista em comércio internacional; Diretor de Negócios da Comex OnLine; Professor Universitário na Presbiteriana Mackenzie, INPG e BSP – Business School São Paulo, Brasil; Consultor de negócios internacionais.


A professora Zilda Mendes aproveita para mostrar, de maneira clara e objetiva, os aspetos revelantes sobre o continente africano. Com enorme conhecimento prático sobre as relações internacionais e bagagem histórica indiscutível, apresenta informações e valores de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, levando o leitor a refletir sobre as possibilidades de negócios nesses países.

Neste livro, ao conhecer as caraterísticas de cada país africano de língua portuguesa, é possível refletir sobre as possibilidades de negócios em países que estão de desenvolvendo e, por isso, têm suas necessidades de consumo, o que contribui para o fortalecimento de novos negócios globais.

Se considerarmos que a abertura do comércio internacional e a busca pela integração regional têm sido temas de pautas importantes, o exportador brasileiro pode se fortalecer ao perceber que esses temas podem abrir as portas de acesso a mercados que, embora emergentes, não são menos importantes quando se trará de oportunidades de aumentar a lucratividade.

Trata-se de uma obra essencial para a formação de profissionais de comércio internacional e negociadores, e também para exportadores e importadores brasileiros. 

Este livro tem como essência demonstrar que as fronteiras dos negócios no exterior são amplas em portanto conhecer esses países pode levar, por exemplo, um exportador a aceitar que uma mudança de estratégia para desenvolver seus negócios pode trazer resultados que permitam a essa empresa nadar durante um bom tempo em um oceano azul sem a interferência de concorrentes.

É uma obra que fortalece a compreensão sobre culturas emergentes que, de alguma maneira, se apresentam para o complexo e competitivo cenário global. 

Estou convencido de que esta obra é fonte inspiradora para se olhar com outros olhos o cenário internacional e para se observar as reais oportunidades de internacionalização dos negócios.

Lista de temas do livro:
  1. Países africanos que integram a CPLP: Relações comerciais entre o Brasil e os países africanos da CPLP
  2. O Brasil, os países africanos da CPLP e os organismos internacionais
  3. Integração regional e as relações comerciais entre o Brasil e a África portuguesa
  4. Observando e analisando as oportunidades nos novos mercados
  5. Sistemática de exploração de bens e serviços
  6. Sistemática de câmbio
  7. Gestão sustentável nas exportações
  8. Referências
  9. Documentos e notícias divulgadas pela mídia
  10. Vídeos
  11. Siglas
  12. Sites para consulta