A Sorte dá Muito Trabalho: O percurso de 23 CEO

A Sorte dá Muito Trabalho: O percurso de 23 CEO

Livro

TítuloA Sorte dá Muito Trabalho: O percurso de 23 CEO portugueses
Autor: Fernando Neves de Almeida;Rute Sousa Vasco
Edição: Janeiro, 2012
Páginas: 159
Editor: Almedina

"O que pode ler nestas páginas é muitíssimo mais que um livro de gestão". - Nicolau Santos, Diretor-adjunto do Grupo Impresa - Jornal Expresso


Sinopse

Este livro mostra-lhe o percurso de 23 CEO portugueses. Todos eles subiram a pulso na carreira, conquistando o seu lugar pela via do mérito. Por onde começaram? O que têm em comum? O que nos podem ensinar? Rute Sousa Vasco conduziu as entrevistas, Fernando Neves de Almeida traçou o retrato psicológico do líder português.
Com estes 23 exemplos em mente, o leitor encontrará inspiração para o seu dia-a-dia e ideias valiosas sobre como alcançar o sucesso.

Os 23 CEO portugueses:
 
Ana Paula Moutela – Zara; António Bico – Zurich; António Casanova – Unilever; António Coimbra – Vodafone; António Reffóios – Nestlé; Bernardo Bairrão – TVI; Carlos Barros – Fujitsu; Cláudia Almeida e Silva – Fnac ; Diogo da Silveira – Açoreana; Eduardo Moradas – BES; João Costa –Matutano; João Leandro - Axa Portugal; Jorge Martins – Martifer; José Coelho – Zurich; José Joaquim Oliveira – IBM; José Serrano Gordo - BP Portugal; Luís Filipe Reis - Sonae SGPS; Luís Magalhães – Deloitte; Luís Paulo Salvado – Novabase; Mário Barbosa - McDonald’s; Melo Ribeiro – Siemens; Nuno Amado – Santander; Vítor Neves - Colep

Sobre os autores

Fernando-Neves-Almeida-BoydenFernando Neves de Almeida é Mestre em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e Country President da Boyden, empresa internacional especializada em head hunting para altos cargos. É coordenador executivo dos programas de relações humanas e estratégia organizativa da Universidade Europeia, nomeadamente do Executive Masters in People Management, conselheiro editorial da revista HR Portugal e conselheiro editorial da revista Marketeer. Docente Universitário e autor de vários livros e artigos sobre a temática da psicologia aplicada à gestão e aos recursos humanos em geral, é Presidente da Neves de Almeida Consultores, empresa especializada em Recursos Humanos e Mudança Organizacional.

Rute-sousa-vascoRute Sousa Vasco é jornalista, diretora editorial do Portal SAPO e partner da Videonomics. Como autora, tem desenvolvido vários trabalhos nas áreas de gestão, comunicação e responsabilidade social. Na vertente multimédia, tem-se dedicado a produção de conteúdos em temas de empreendedorismo, liderança e criatividade. Frequentou o curso de Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e tem uma Pós-Graduação em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e uma Pós-Graduação em Televisão e Cinema pela mesma universidade.


Vídeo


Opinião do Portal da Liderança
 Este livro encontra-se dividido em duas partes, uma primeira que reúne as 23 entrevistas aos CEO portugueses, e uma segunda com os fatores de sucesso e o perfil psicológico do líder português.


Muitos destes CEO, embora líderes de grandes empresas portuguesas ou com forte projeção nacional, são desconhecidos do grande público e, em quase todos, até à edição deste livro desconhecidas as agruras do seu percurso e as muitas dificuldades que referiram ter enfrentado até atingirem o topo da liderança.

São incontáveis os preciosos conselhos que se obtêm com este livro, bem como a motivação para enfrentar as dificuldades inerentes quer ao percurso até ao topo, quer ao cargo em si. 

Como diz Ana Paula Mouta, Diretora-geral da Zara, “Escolher não é apenas decidir um caminho. Escolher é também deixar de fora todos os outros caminhos e todas as promessas de realização que possam encerrar.”

Já Cláudia Almeida e Silva, Diretora-geral da Fnac Europa do Sul, confessa que “Não há curso nenhum, não há formação nenhuma, aprende-se a cair e a levantar”.

E sabia que Carlos Barros, Diretor-geral da Fujitsu Portugal foi paquete, telefonista, funcionário de armazém, fez jornadas de trabalho que começavam às seis da manhã e terminavam às duas da madrugada e percorreu milhares de quilómetros como vendedor? Sorte ou trabalho? Como diz, “Aprendi a cada passo a ligação entre esforço e recompensa”.

Vários são os fatores de sucesso que são apontados e muito bem desenvolvidos, recheados de exemplos dos 23 líderes abordados na primeira parte e que permitiram traçar o perfil psicológico do líder português a partir dos fatores comuns que apresentavam e que estiveram e estão na base do seu sucesso. 

Entre eles encontramos o sentido do dever, a capacidade de entrega, de adiar o prazer, os empregos com exposição a quem decide, entre outros.

Trata-se de um livro rico e precioso em lições de resiliência e liderança de quem trabalhou arduamente e com convicção e alcançou o sucesso que muitos atribuem ao fator “sorte”, e que lhe permite identificar os talentos que deve cultivar para atingir o sucesso.

Um pouco de “sorte” ajuda, claro, mas sem trabalho não é possível atingir e manter o sucesso.