O Despertar de África: 900 Milhões de consumidores africanos têm mais para dar do que se julga

O Despertar de África: 900 Milhões de consumidores africanos têm mais para dar do que se julga

Livro

TítuloO Despertar de África: 900 Milhões de consumidores africanos têm mais para dar do que se julga
Autor: Vijay Mahajan
Edição: Janeiro, 2013
Páginas: 296
Editor: Actual     

"Este livro traça um retrato poderoso das oportunidades de crescimento em África." - E. Neville Isdell, Presidente e CEO da Coca-Cola EUA


Sinopse

Este livro mostra-nos como algumas empresas conseguiram triunfar neste continente, apesar dos desafios políticos, económicos e da falta de recursos com que se deparam. Apresenta-nos ainda um conjunto de empresários locais e investidores estrangeiros que estão a criar oportunidades de negócio rentáveis e sustentáveis no continente, mostrando o poder que a diáspora assume enquanto potenciador de investimento e desenvolvimento. Tendo por base o rendimento nacional bruto per capita, o continente africano é mais rico do que o indiano e, em alguns países, mesmo acima da China.


Sobre o autor
 

Vijay-MahajanVijay Mahajan é ex-reitor da India School of Business e responsável pelo departamento de gestão da Universidade do texas. É um dos investigadores de economia mais citados da atualidade, sendo regularmente convidado para conferências em instituições de ensino do mundo inteiro. Trabalha também como consultor para algumas das maiores empresas norte-americanas e organiza programas de formação para executivos. Entre os vários prémios de carreira que já recebeu, destaque para o Charles Coolidge Parlin Award, da Associação Americana de Marketing, que visa distinguir uma liderança visionária em marketing científico. Em 2000, a Ama criou também o Vijay Mahajan Aeard, para premiar carreiras que tenham contribuido para a estratégia de marketing; e em 2006 foi-lhe atribuido o Distinguished Alumnus Award do Instituto de Tecnologia, pelo seu contributo para a gestão.


Vídeo


Opinião do Portal da Liderança

"O recurso mais valioso da África não é o seu petróleo, nem são os seis diamantes, mas o talento e a criatividade do seu povo.” - George W. Bush

Neste livro, Vijay Mahajan fala-nos sobre as oportnidades que o mercado africano oferece na sua grande complexidade e riqueza, entendendo que se trata de um continente que ainda é subvalorizado enquanto mercado consumidor, com mais de 900 milhões de consumidores, e que é mais rico do que se pensa. Como refere, “financiamentos crescentes provenientes de fundos de investimento e uma diáspora ativa estão a aumentar os investimentos e as oportunidades”.

A grande mais-valia deste livro, para além da experiência que Mahajan tem, nomeadamente do mercado indiano, é que para o escrever se deslocou a África, onde entrevistou lideres das maiores empresas do continente e firmas asiáticas e ocidentais com uma longa experiência no continente e foi com base em todos esses contactos e realidades de empresas locais e internacionais aí sediadas que escreveu este livro. 

Depois de o ler serão inúmeras as ideias que lhe ocorrerão e sentir-se-á com um conhecimento mais vivo e fresco sobre o pulsar deste continente, sobre o quem são, o que precisam e como lhes oferecer e fazer chegar esses produtos e serviços de valor, evitando os erros que os outros já cometeram.

Este livro reflete sobre questões como:
  • O que é o mercado africano?
  • Que oportunidades oferece?
  • Como é que as empresas reconhecem e concretizam as oportunidades do despertar africano?
  • Que estratégias serão necessárias para chegar a este mercado potencial de mais de 900 milhões de pessoas?
  • Que necessidades estão a surgir no mercado e têm de ser satisfeitas?


Conteúdo:

Prefácio: Safari aos consumidores

I Parte: A oportunidade africana
Cap. 1: Fabricar pão no Zimbabué
Cap. 2: A África é mais rica do que se pensa
Cap. 3: O poder da África a dois

II Parte: Perceber a oportunidade
Cap. 4: Preparar a Hanouti: Oportunidades na organização do mercado
Cap. 5: Construir uma fábrica de gelo para Mama Habiba: Oportunidades em infraestruturas
Cap. 6: Correr com a Geração Chita: Oportunidades no mercado africano dos jovens
Cap. 7: Olá Nollywood: Oportunidades nos média e na indústria do espetáculo
Cap. 8: Regressar a casa: Oportunidades na diáspora africana

Conclusão: O mercado Ubuntu

"Não são apenas as grandes companhias que estão a descobrir oportunidades em África, mas também os empresários visionários. (…) A África está a arregaçar as mangas para trabalhar na resolução dos seus próprios problemas (…) e o empreendedorismo africano está vivo e recomenda-se” - Vijay Mahajan