Magia: Estratégias de liderança do Disney Word Resort (baseado nos princípios do Disney Institute)

Magia: Estratégias de liderança do Disney Word Resort (baseado nos princípios do Disney Institute)

Livro

TítuloMagia: Estratégias de liderança na Disney
Autor: Lee Cockerell
Edição: abril, 2009
Páginas: 238
Editor: Casa das Letras
 
"Mostra a magia na liderança – e a liderança na magia! Leia este livro!" - Marshall Goldsmith
 
"Em "Magia", Lee Cockerell apresenta as suas ideias acerca de liderança. Consegue chegar realmente até às pessoas e ajudá-las a melhorar a sua eficácia no trabalho e em casa. Estas estratégias de liderança e as histórias notáveis da Disney serão úteis para todos os que lerem este livro." - Ken Blanchard, co-autor do Comprimido da Liderança

Sinopse

O segredo para criar «magia» nas nossas carreiras, nas nossas empresas e nas nossas vidas é simples: uma liderança notável - que inspire os funcionários, que satisfaça os clientes e que gere resultados de gestão extraordinários.

Ninguém sabe mais acerca deste tipo de liderança do que Lee Cockerell, o homem que liderou as operações do Walt Disney World® Resort ao longo de mais de uma década. No livro A Magia da Disney, partilha os princípios de liderança que, não só orientaram a sua jornada pessoal - de um pobre rapaz do campo, no Oklahoma, até se tornar o líder de operações de uma empresa que vale vários milhares de milhões de dólares -, mas também se tornaram rapidamente a pedra basilar da cultura Disney. Segundo Lee, a excelência da liderança não se atinge através do domínio das teorias de gestão complexas irreais. Todos nos podemos tornar líderes excelentes se seguirmos as dez estratégias práticas básicas apresentadas neste livro. Tão objectivas quanto profundas, estas lições de liderança incluem os princípios seguintes:

  • Todas as pessoas são importantes.
  • Transforme as pessoas na sua marca.
  • Queime o combustível gratuito: admiração, reconhecimento e encorajamento.
  • Dê às pessoas um objectivo, não apenas um emprego.


Ao combinar os conhecimentos de gestão notáveis com histórias pertinentes e divertidas este livro ensina-nos a todos - desde os donos de pequenas empresas aos gestores de todos os níveis - como nos poderemos tornar melhores líderes, introduzindo qualidade, carácter, coragem, entusiasmo e integridade nos nossos locais de trabalho e nas nossas vidas.


Sobre o autor
 

Lee-Cockerell-magiaLee Cockerell foi vice-presidente de operações do Walt Disney Parks and Resorts, tendo desempenhado o cargo de 1995 a 2006. Anteriormente tinha trabalhado no Hilton and Marriott International.


Vídeo


Opinião do Portal da Liderança
 
"A fórmula é simples: líderes empenhados, responsáveis e inspiradores criam uma cultura de amabilidade, que gera qualidade nos serviço, satisfação dos Convidados, resultados de gestão quantificáveis e uma enorme vantagem competitiva.”
 
Para quem não conhece o Lee Cockrell e o porquê deste livro, este foi o gestor por trás da grande transformação e o autor daquelas que batizou como as Melhores Estratégias de Liderança da Disney e que a tornam diferente de muitos outros parques temáticos concorrentes e que acreditam estar na base do sucesso continuado. Escreveu-as em 1995 e são hoje o fundamento dos currículos do reputado Disney Institute. Cockrell foi o vice-presidente de operações do Walt Disney Word Resort por mais de dez anos e continua a lecionar no Disney Institute.

Para o situar na dimensão do desafio, o Disney Word Resort tem aproximadamente o tamanho de São Francisco e o dobro de Manhattan, contando com 100 km2 que incluem 32 hotéis com mais de 31 mil quartos, centenas de restaurantes e lojas, quatro parques temáticos principais, um complexo desportivo e recreativo, uma vila com lojas e entretenimento e 268,8 km de estrada. Tem mais de 59 mil Membros de Elenco e é o maior empregador do mundo para um mesmo local. Como diz Cockrell, “fui responsável por assegurar que tudo – desde a recolha do lixo, até ao funcionamento dos divertimentos e atrações – funcionavam tão suave e impecavelmente quanto um relógio suíço”.

Considero o Lee Cockrell muito direto, com um raciocínio e discurso muito claro e uma visão da liderança acertadíssima. A sua vida foi feita de trabalho árduo, com e através das pessoas, das equipas que reunia e em que depositava toda a sua confiança e esperança.

Como diz e repete vezes sem fim, “Não é a magia que faz com que funcione; é a forma como funcionamos que o torna mágico”.

Cockrell acredita no que chama o poder da inclusão RAVE: respeite (respect), aprecie (appreciate), e dê valor (value) a todas as pessoas (everyone).  Para ele, a liderança centra-se nas pessoas e não no líder, vendo-a não como um título, mas como uma responsabilidade pessoal. 

Neste livro Cockrell conta-nos a sua história, de empregado de mesa de banquetes do Marriott ao homem que fez a diferença e revolucionou a liderança do Walt Disney Word Resort.

E se acha pouco, esteja atento à imensidão de preciosos ensinamentos de liderança que o ajudarão a fazer magia na sua empresa.
 
"Uma liderança excelente gera excelentes funcionários, o que gera satisfação dos clientes e resultados de gestão fortes. Por outras palavras, o cliente não vem em primeiro lugar; mas sim a liderança.”