Isabel dos Santos: Segredos e Poder do Dinheiro, de Filipe S. Fernandes

Isabel dos Santos: Segredos e Poder do Dinheiro, de Filipe S. Fernandes

Livro

Autor: Filipe S. Fernandes
Edição: Abril, 2015
Páginas: 190
Editor: Casa das Letras


Sinopse

A mulher mais rica e poderosa de Portugal é a angolana Isabel dos Santos e segundo a revista Forbes é a primeira bilionária africana com uma fortuna avaliada em 3,7 mil milhões de dólares. Contudo, pouco se sabe sobre a sua vida e o seu império. Será Isabel dos Santos testa de ferro nos negócios do pai, José Eduardo dos Santos? Será ela um novo modelo de empresária africana, que prefere os negócios à política? Terá sido favorecida por ser a filha do Presidente da República de Angola desde 1979? Será que a sua formação anglo-saxónica lhe deu competências que poucos angolanos têm? Será que Isabel pode gostar de diamantes, champanhe, de festas em lugares paradisíacos e ser discreta? Quando e como fez Isabel dos Santos o seu primeiro milhão? Nos diamantes? Na concessão da rede de telemóveis, a Unitel que tem gerado milhões e milhões? Por que é Isabel dos Santos o símbolo do empresariado angolano e africano e, ao mesmo tempo, um exemplo da plutocracia e da extração de recursos com escasso proveito para o povo angolano? Como é que Isabel dos Santos gere o seu império empresarial que tem empresas em Angola, Portugal, Suíça, Cabo Verde? Por que razão é o membro do clã Santos com mais negócios e dinheiro? O poder de Isabel dos Santos em Portugal é temível ou é parte do futuro?


 Sobre o Autor 
Filipe-Sa-FernandesFilipe S. Fernandes é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e iniciou a sua carreira de jornalista em 1985 no jornal Semanário. Em 1988 integrou a equipa fundadora da revista de negócios Exame, e, três anos depois, fez parte do grupo de criadores da revista Fortuna, depois Fortunas & Negócios. Entre 2000 e 2012 foi editor do Diário Económico e do Jornal de Negócios e director-adjunto da Exame. É autor de vários livros, entre eles "Alexandre Soares dos Santos".

Opinião

Este livro apresenta na contracapa um conjunto de questões que, provavelmente, ocorrem a muitos de nós quando surge o nome Isabel dos Santos. Como ali se diz, “é a primeira bilionária africana (…) contudo pouco se sabe sobre a sua vida e o seu império.”

Este livro, escrito pelo jornalista Filipe S. Santos, que conta já com outras obras em que discorre sobre o percurso de outros líderes, como é o caso do que escreveu sobre Alexandre Soares dos Santos , pretende refletir e trazer alguma luz às questões que levanta na contracapa, tendo por base uma extensa pesquisa, a entrevistas que Isabel dos Santos deu e ao muito que se tem escrito por este mundo fora sobre esta e sobre os negócios em que esteve e está envolvida.

Muito se pode dizer, mas pouco se baseia no que esta verdadeiramente já disse e revelou sobre si e a sua visão de negócio. Muito se tem escrito, alguns factos, algumas especulações, algum diz que disse.

A verdade é que, como diz o livro, citando a entrevista ao Finantial Times, independentemente de ajudas, conhecimentos, oportunidades, entre outros possíveis, “há muitas pessoas com ligações familiares, mas que hoje não são ninguém. Quem for trabalhador e determinado vai ter sucesso, e isso é o principal.”

Este livro percorre a vida da empresária desde jovem, as raízes familiares, dos pais ao marido, e os negócios em que se tem envolvido e as parcerias estabelecidas.

Tem a virtude de reunir num só livro as várias abordagens que têm surgido sobre Isabel dos Santos e a dimensão que já hoje tem o seu vasto investimento e onde parece querer chegar.

Fátima Rodrigues