Como Funciona a Google, por Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg (Prefácio de Larry Page)

Como Funciona a Google, por Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg (Prefácio de Larry Page)

Livro

Título: Como Funciona a Google

Autor: Eric Schmidt;  Jonathan Rosenberg (Prefácio de Larry Page)
Edição: 2015
Páginas: 351
Editor: Vogais


Sinopse
Eric Schmidt, chairman executivo e ex-CEO da Google, e Jonathan Rosenberg, antigo diretor de produtos, apresentam nesta viagem em primeira mão aos bastidores da empresa as técnicas de gestão e as estratégias inovadoras que eles próprios desenvolveram e que permitiram à Google superar os complexos desafios da sua atividade.

Aqui se explica como o avanço da tecnologia transferiu o poder das empresas para os consumidores e se conclui que, para sobreviver, é essencial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir numa nova categoria de profissionais multifacetados: os «criativos inteligentes», que aliam conhecimento técnico, sentido comercial e uma criatividade sem limites.

EM TEMPOS DE ACELERADAS MUDANÇAS, A MELHOR FORMA DE TER UM NEGÓCIO DE SUCESSO É ATRAIR CRIATIVOS INTELIGENTES E FORNECER-LHES UM AMBIENTE ONDE POSSAM DESENVOLVER TODAS AS SUAS CAPACIDADES.

Da cultura da empresa à sua estratégia, passando pela comunicação e a inovação, este livro estabelece novos princípios de gestão baseados na atividade da Google, com exemplos reais aqui revelados pela primeira vez.

Leia um excerto do livro "Como funciona a Google".

Sobre os Autores
 

Eric-Schmidt-Jonathan-RosenbergEric Schmidt (à direita) foi o CEO da Google entre 2001 e 2011. Nesse período liderou o crescimento da empresa desde uma pequena startup de Silicon Valley até à gigante tecnológica global que gera hoje receitas superiores a 55 mil milhões de dólares por ano e possui escritórios em mais de 40 países. É atualmente chairman executivo da empresa.

Jonathan Rosenberg juntou-se à Google em 2002 para gerir o desenvolvimento de produtos, de que são exemplos a pesquisa, o Google Ads, o Gmail, o Android e o Chrome. É atualmente conselheiro do CEO da Google, Larry Page.


Opinião

São bastantes os livros de gestão que me vão passando pelas mãos ao longo do ano. Seja por gosto pessoal, seja para lhe sugerir algumas leituras de interesse, são largas as dezenas que vou adquirindo. Mas confesso: desde que comecei este livro que estava ansiosa por lhe falar nele. De tal forma que tive de me referir a ele e a um dos temas que aborda, no editorial que assinei aqui esta semana.

Este livro conta-nos o percurso da Google até ao sucesso atual: as dificuldades que enfrentaram, onde fizeram diferente, no que vão contra todas as ideias tradicionalmente defendidas pelas escolas de gestão, porque o fazem e o que ganham com essa forma de proceder, entre vários temas de grande interesse e áreas de ação, gerais para a maior parte das empresas da atualidade. E tudo na primeira pessoa!

Como tive oportunidade de dizer no editorial desta semana, este livro é um manancial de lições de boas práticas de liderança, para além de proporcionar umas valentes gargalhadas, uma vez que está escrito com grande humor.

Cultura, estratégia, talento, decisão, comunicação, inovação, contratação, entre outros, são alguns dos temas abordados neste livro.

Pensando sobre o valor deste livro para todo e qualquer gestor, só me ocorre dizer-lhe uma coisa, leia-o quanto antes, com atenção e de lápis na mão. Acredite que vão ser muitas as notas que irá tomar!

Fátima Rodrigues