Livro |
Título: Inovação e Empreendedorismo em Angola, Contribuições para o Desenvolvimento das PME
Autores: Malundo Fausto Catessamo, Orlando Lima Rua
Edição: 2015
Páginas: 144
Editor: Vida Económica - Editorial
Preço: €17,90
Sinopse |
“Inovação e Empreendedorismo em Angola, Contribuições para o Desenvolvimento das PME”, dos docentes universitários Malundo Fausto Congo e Orlando Lima Rua, acaba de ser oficialmente apresentado em território angolano.
A obra de cariz científico “aborda um tema que constitui uma das grandes prioridades do Governo de Angola, atendendo à necessidade de este país deixar de depender dos recursos naturais e mudar o seu paradigma de desenvolvimento, rumo à inovação e ao empreendedorismo do setor privado”, refere no prefácio o professor Carlos Diakanamwa, reitor da Universidade Kimpa Vita e vice-reitor para Centros Universitários da Universidade Agostinho Neto.
Os autores, além de apresentarem fatores favoráveis à execução ou exploração de ideias criativas para gerar inovação, referem alguns fatores inibidores da mesma e do empreendedorismo, assim como a necessidade de imprimir uma nova dinâmica de funcionamento das instituições de fomento da atividade inovadora e empreendedora, entretanto criadas pelo Governo. Os docentes deixam ainda algumas notas a reter. Por exemplo, de acordo com o prefácio, que “o aperfeiçoamento do sistema financeiro angolano, aliado à melhoria do funcionamento das instituições criadas para o efeito, seria cobiçável, para que a inovação e o empreendedorismo contribuam efetivamente para o crescimento económico do país”; ou que a inovação e o empreendedorismo na cidade de N’Dalatando são extremamente baseados em atividades tradicionais, “o que exigirá apostar nos recursos humanos com uma qualificação acima da média para que possa lançar novos produtos/serviços por via de processos de rutura”.
Na apresentação do livro, um dos autores, Malundo Fausto Congo, explicou à Angop que a publicação, com uma tiragem inicial de 275 exemplares, é uma contribuição para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PME). Adiantou ainda que, tendo como destinatários estudantes, docentes, governos, empresários e empreendedores principiantes, a obra pode ser utilizada tanto em salas de aula como em sistema de autoaprendizagem.
Estrutura da obra:
PARTE I – Fundamentação teórica
Capítulo 1 – Inovação
Capítulo 2 – Empreendedorismo
PARTE II – Estudo empírico
Capítulo 3 – Metodologia de investigação
Capítulo 4 – Análise e discussão de resultados
Contém ainda 13 tabelas, 4 figuras e 17 gráficos.
04-09-2015
Sobre os Autores |

