Elon Musk – O Génio que Está a Inventar o Nosso Futuro

Elon Musk – O Génio que Está a Inventar o Nosso Futuro

Um retrato fascinante do mais impressionante empresário de Silicon Valley desde Steve Jobs
Financial Times

Autor: Ashlee Vance
Edição: Abril 2016
Páginas: 416
Editor: Vogais
Preço: €21,98  
 ElonMuskBookCover
 

Sinopse

“Um olhar tremendo sobre o empresário mais importante do mundo.”
The Washington Post

“No final deste livro, muitos leitores deixarão de o comparar a Steve Jobs. Temos de reconhecer o mérito de Elon Musk. Não há ninguém como ele.”
New York Times Book Review


O jornalista de tecnologia Ashlee Vance abre nesta obra uma janela para a trajetória do audacioso empreendedor cujo percurso teve início na Bay Area, EUA. Com acesso exclusivo – o autor teve autorização oficial e a colaboração do próprio Elon Musk, com quem teve inúmeras entrevistas e conversas ao longo dos mais de dois anos em que acompanhou o empresário –, Ashlee Vance realizou, em paralelo, entrevistas a 300 pessoas das esferas pessoal e profissional do sul-africano naturalizado americano que permitem mostrar os ângulos que compõem a história deste líder.

Aos 45 anos, Elon Musk é visto em Silicon Valley como o mais excitante, imprevisível e ambicioso empresário da atualidade – uma mistura de Steve Jobs com Bill Gates. Para muitos, este visionário pode mesmo vir a ter um impacto sem paralelo na Humanidade. E este é o livro que conta a sua história.

Elon Musk construiu fama e fez fortuna com algumas das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia, como a PayPal (vendida à eBay por 1,5 mil milhões de dólares, cerca de 1,3 mil milhões de euros), investindo depois em projetos com potencial para revolucionar o mundo. A Tesla Motors, com a produção de carros elétricos, a SpaceX, na indústria espacial, e a SolarCity, com os painéis solares, estão a transformar os respetivos segmentos, causando um salto evolutivo no tecido empresarial americano. A insistência de Elon Musk nestas áreas de alto risco, roçando poderes fortemente instituídos, valeu-lhe assombros de falência e de ruína; no entanto, a partir da sua resiliência e visão viria a nascer uma das maiores reviravoltas da história empresarial dos EUA. E hoje é visto como um visionário de sucesso.

O autor utiliza a história do empreendedor para explorar uma questão: podem ainda os EUA, nação de inventores e criadores que liderou o mundo moderno durante um século, ser um player de relevância numa época de competição global feroz? O jornalista argumenta que Elon Musk – uma das figuras mais fora do comum e marcantes na história empresarial americana – é uma amálgama contemporânea de inventores lendários como Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes ou Steve Jobs. E, mais que qualquer outro empresário, Musk tem dedicado a sua energia e vasta fortuna a inventar um futuro rico e de grande alcance.

O livro traça a jornada a partir da África do Sul até à ascensão ao topo do mundo dos negócios global. Ashlee Vance conta os episódios tumultuosos das empresas de Elon Musk que mudaram o mundo e pinta o retrato de um homem complexo, que renovou a indústria americana e a conduziu a novos níveis de inovação – enquanto ia fazendo muitos inimigos pelo caminho. O sul-africano chegou aos EUA em 1992, determinado a realizar os seus sonhos. Desde então, passou por grandes deceções e estrondosos sucessos. Após ter sido forçado a sair da PayPal, ter escapado a um caso grave de malária, e lidado com a morte do filho recém-nascido, Elon Musk trocou Silicon Valley por Los Angeles. E passou os anos que se seguiram a desconcertar os amigos e a estourar a fortuna em naves espaciais e carros elétricos. Em 2012 tinha concretizado uma das maiores ressurreições empresariais: a Tesla, a SpaceX e a SolarCity tinham um sucesso sem precedentes, e o património líquido do empreendedor era de mais de 5 biliões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros).

Numa altura em que muitas empresas americanas estão mais interessadas ​​em obter dinheiro rápido do que correr riscos com novas e radicais tecnologias, Elon Musk destaca-se como o único líder com dinamismo suficiente e visão para lidar com – e até mesmo revolucionar – três indústrias de uma só vez. Pelo que o autor aponta este caso de sucesso como um regresso à ambição original e engenho que fizeram da América uma potência económica e intelectual.

De acordo com a crítica, “Elon Musk” é uma análise minuciosa e brilhante do que significa a carreira do empreendedor para um setor de tecnologia que está a passar por mudanças rápidas e profundas, proporcionando uma amostra do que poderá ser o próximo e incrível século, enquanto examina a vida de um dos seus mais poderosos e influentes titãs.


29-04-2016


Portal da Liderança



Sobre o autor


AshleeVance
Ashlee Vance
é um dos mais proeminentes jornalistas da área de tecnologia nos EUA. Após ter trabalhado vários anos no jornal The New York Times, a escrever sobre Silicon Valley e o setor tecnológico, transitou para a revista Bloomberg Businessweek, onde foi responsável por dezenas de artigos de capa e de reportagens sobre temas como a ciberespionagem, a sequenciação do ADN ou a exploração espacial.