Lidere o seu chefe (sim, leu bem)

Lidere o seu chefe (sim, leu bem)

É possível gerir o superior hierárquico e assim tirar partido do relacionamento mais importante no seu local de trabalho.

Pode não gostar de ter um chefe, mas, até estar pronto para agir por conta própria, ter um superior hierárquico é um facto incontornável. Outro facto: as interações com o seu chefe determinam a qualidade do seu dia a dia no trabalho, bem como a progressão na carreira. Assim sendo, é uma relação importante que convém não colocar em risco.

Embora possa não parecer, este é um desafio de liderança, de acordo com Mindy Mackenzie, autora de “The Courage Solution: The Power of Truth Telling with Your Boss, Peers, and Team”. A autora e oradora americana afirma que, “se quer ser ouvido e respeitado como um conselheiro de confiança, o relacionamento com o seu chefe exige a sua liderança”. Neste sentido, dá os seguintes conselhos para que possa fazer o relacionamento funcionar em seu favor:

1. Conhecer o chefe tão bem quanto conseguir
Não pode liderar alguém que não compreende bem. Então, aconselha Mindy Mckenzie, arranje tempo e faça um esforço consciente para conhecer realmente o seu superior hierárquico. “Dedique tempo a tentar entender quem é o seu chefe, como funciona”.

2. Saber tudo o que puder sobre o negócio
“Conheça a organização por dentro, como se fosse o dono ou o CEO”, diz a autora. Vai ter de o fazer de qualquer maneira, se quiser chegar a um cargo de liderança dentro da empresa, e é uma boa ideia, mesmo que tal não aconteça.

3. Tentar ter uma ótima via de comunicação
“Informe atempadamente e com frequência”. Isto significa tomar a iniciativa de alertar o seu chefe caso tenha cometido um erro. Também significa dar o benefício da dúvida ao responsável. “Estes princípios são o preço para a criação de um relacionamento sólido, e de mútuo respeito com o seu chefe”, o que requer uma “dose de coragem”.

4. Perguntar o que é mais importante
Mindy Mackenzie sugere que, a cada semana, pergunte ao seu superior hierárquico qual é a grande prioridade, para que consiga fornecer-lhe informação ou propor soluções com maior impacto. “Ao fazê-lo, as suas ideias e sugestões vão ter a atenção e o respeito que merecem”.

5. Dar feedback positivo
Se não gosta do seu chefe, o que se segue não vai funcionar. Mas se há coisas que ele ou ela está a fazer bem, diga-o. “Faça um elogio honesto. Procure características que admira e respeita”, e assim torna-se mais fácil dizê-lo. E não basta dizer apenas ao seu chefe. Diga aos outros – incluindo o chefe do seu chefe.

6. Comprometer-se com o sucesso do chefe
“Enquanto escolher trabalhar para o seu chefe, o seu trabalho é estar sincronizado com essa pessoa, e não o contrário”, diz Mindy Mackenzie. “Adote uma mentalidade e abordagem que façam com que o seu superior hierárquico seja bem-sucedido”. Faça isso, e também terá sucesso.

Fonte: Inc.com

26-04-2016


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