“O” aspeto que deve saber sobre a sua equipa

“O” aspeto que deve saber sobre a sua equipa

Uma executiva de topo da IBM, que também é psicóloga, afirma que há um princípio básico do comportamento humano que todos os chefes/líderes deveriam estar a par.

Bridget van Kralingen, vice-presidente sénior da IBM, é conhecida por criar e liderar a área de blockchain da multinacional americana. No entanto a executiva começou a carreira como psicóloga industrial. E, numa entrevista recente ao “The Wall Street Journal” (WSJ), a responsável fornece dicas sobre como a liderança precisa de entender melhor o comportamento humano.

Bridget van Kralingen, vice-presidente sénior da IBM Indústria, Plataformas e Blockchain, é bem conhecida no mundo tecnológico. Graças a van Kralingen a IBM é considerada, de entre as principais companhias de tecnologia, líder em tudo aquilo que está relacionado com criptografia.

Mas muito antes de se tornar numa das principais líderes escolhidas por Ginni Rometty, CEO da IBM, e de ter ajudado Rometty a levar a cabo uma massiva reviravolta na multinacional, Bridget van Kralingen era uma psicóloga industrial e investigadora no seu país natal, a África do Sul. Numa entrevista ao WSJ, van Kralingen fornece alguns conselhos interessantes sobre liderança. Foi-lhe perguntado, tendo como base o seu historial enquanto psicóloga, “qual é a única coisa que todos os chefes deveriam saber sobre o comportamento humano?”. Ao que respondeu: as pessoas “adoram validação”.

Por outras palavras, os colaboradores querem saber quando estão a desempenhar as suas tarefas da melhor forma. Parece bastante simples, mas a pesquisa mostra que este conceito pode quase passar despercebido no local de trabalho. “Os funcionários optam, na grande maioria, por palavras de validação como a principal forma pela qual gostariam de ser apreciados” no emprego, afirma o psicólogo americano Paul White (e presidente da empresa Appreciation at Work, no Kansas, EUA, tendo publicado vários livros sobre motivação no trabalho), com base na pesquisa que realizou junto de 100 mil trabalhadores.

Para terminar, e voltando à entrevista de Bridget van Kralingen, a executiva forneceu outro conselho relacionado com liderança: a melhor maneira de realizar uma reunião é “começar com as metas e objetivos e certificar-se de que todos sabem que são interdependentes para atingir essas metas e objetivos”. E que estão todos alinhados/em sintonia.

17-09-2018


Portal da Liderança