Como estão as mulheres em cargos de liderança?

Como estão as mulheres em cargos de liderança?

A paridade de género não é uma transição que se faça de um dia para o outro, sobretudo no que diz respeito às posições de liderança.

De momento o principal desafio que está a “obstruir” o caminho das mulheres para os cargos de topo é, de acordo com eles e elas, uma “cultura masculina enraizada”. E tal pode ir de algo tão simples como quem o CEO convida para almoço até questões mais estruturais, como políticas de trabalho ou critérios de promoção. As empresas têm assim de olhar bem para a cultura criada e se esta está alinhada para produzir os resultados pretendidos. E se, na sua organização, não tem mulheres candidatas a cargos de topo, provavelmente está na altura de fazer uma introspeção.

É preciso uma trajetória e um conjunto de experiências para confiar a alguém o leme de uma empresa, pelo que é crucial as organizações certificarem-se de que as mulheres têm igual acesso às oportunidades desde o início. Como acontece com qualquer decisão de liderança, a questão-chave a colocar é: onde a empresa precisa de estar no espaço d

Fonte: “Future of Jobs Report”, Fórum Económico Mundial

10-03-2016


Portal da Liderança