E os países mais empreendedores no globo são…

E os países mais empreendedores no globo são…

Das nove nações mais empreendedoras do mundo, quatro são africanas, duas delas de língua portuguesa.

A lista é encabeçada pelo Uganda, em que cerca de 28,1% da população é empreendedora, de acordo com a pesquisa do grupo britânico Approved Index (com base na percentagem da população adulta proprietária ou coproprietária de um novo negócio e se já pagou ordenados durante três ou mais meses).

Segue-se a Tailândia, com 16,7% das pessoas a trabalhar por conta própria. Em terceiro lugar, o Brasil, onde 13,8% da população é composta por empreendedores (maioritariamente vendedores) e em que metade são mulheres – valor elevado para os padrões internacionais.

Na quarta posição, os Camarões, onde 13,7% da população ativa é constituída por trabalhadores autónomos. A seguir, o Vietname, com 13,3% a deter um negócio próprio. E depois vem Angola, em que 12,4% da população é vendedora de rua, e constitui grande parte dos trabalhadores autónomos no país.

Nas três últimas posições, a Jamaica, onde também prevalecem os vendedores de rua como trabalhadores autónomos (11,9%); seguida do Botswana, o quarto país africano da lista, com 11,1% a trabalhar por conta própria; e por fim, o Chile, onde 11% da população é empreendedora.

De ressaltar que, nas nações em desenvolvimento, ser empreendedor refere-se a iniciar novos negócios por conta própria para a própria sobrevivência, enquanto nos países desenvolvidos está relacionado com o início de novas oportunidades de negócio.

Fonte: Fórum Económico Mundial

21-04-2016


Portal da Liderança