Equipa tradicional dá lugar a equipa “à Hollywood”

Equipa tradicional dá lugar a equipa “à Hollywood”

A estrutura organizacional das empresas está a mudar, com as equipas a assumirem cada vez maior importância, constata um estudo da consultora Deloitte sobre tendências globais nos negócios (que abrangeu acima de 7 mil companhias em mais de 130 países).

A pesquisa mostra que, hoje, a principal questão na mente dos líderes é o plano organizacional. As chefias estão a procurar mudar a estrutura dos seus negócios, deixando para trás o modelo funcional tradicional para adotar o de equipas flexíveis. Este gráfico lista as dez grandes tendências, por ordem de importância.

O relatório indica que, com o crescimento demográfico dos Millennials, com o aumento da diversidade de equipas globais, e a necessidade de inovar e de trabalhar mais de perto com os clientes, as empresas se encaminham para uma maior flexibilidade organizacional.

Quase metade das companhias analisadas está de momento no meio de uma reestruturação no sentido de se concentrarem em criar e capacitar as equipas que conseguem trabalhar em vários projetos e desafios. Refere-se no documento que, “de certa forma, as empresas funcionam cada vez mais como as equipas de produção dos filmes em Hollywood e menos como organizações tradicionais, i.e., em que as pessoas se unem para trabalhar em projetos e, quando os mesmos ficam concluídos, desfazem a equipa e passam a novas atribuições”.


Fontes: Deloitte/Fórum Económico Mundial

19-09-2016


Portal da Liderança