Análise de dados e a tomada de decisão

Análise de dados e a tomada de decisão

Hoje, graças à evolução tecnológica e à maior disponibilidade de dados, qualquer pessoa com um computador e ligação à internet pode procurar centenas de fontes de dados e fazer modelos estatísticos. Como pode tal processo ajudar na tomada de decisão informada sobre o que precisa de ser feito a fim de promover o progresso económico e o crescimento inclusivo? Há que escolher o que pesquisar e onde procurar, de acordo com os especialistas do Fórum Económico Mundial.

A forma como melhorar o estado do planeta e tornar os países mais competitivos (no gráfico, as dez economias mais competitivas do globo, de entre 140 nações, segundo dados do “Global Competitiveness Report 2015-2016), e o crescimento mais sustentável e inclusivo requerem o melhor da teoria e do empirismo. E é o juntar das peças que nos permitem identificar os fatores que ajudam a impulsionar o crescimento dos países, a eliminar a pobreza e a melhorar as condições de vida de milhões de pessoas.

Daí que os índices sejam apenas ferramentas de diagnóstico – não dizem o que deve ser feito, mas onde tem de haver uma investigação mais aprofundada e diálogo entre as partes interessadas –, ou seja, funcionam como pontos de partida para o debate.

Fonte: Fórum Económico Mundial 

14-10-2016


Portal da Liderança