Quais os cursos que formam os melhores líderes?

Quais os cursos que formam os melhores líderes?

Os licenciados em Humanidades têm melhores competências de liderança em várias áreas-chave quando comparados com os licenciados em Gestão e afins, de acordo com um estudo da consultora DDI. 

A pesquisa da DDI mostra que os licenciados em Gestão (Business) têm nota elevada nos conhecimentos financeiros e de negócios, bem como na tomada de decisão estratégica. Já os licenciados em Humanidades têm um elevado desempenho em várias competências, incluindo em comunicação e excelência inspiradora.

Os autores do relatório (que analisaram 15 mil líderes de 300 empresas em 18 países, comparando em seguida o desempenho destes profissionais em oito competências de liderança com as respetivas licenciaturas) referem que muitos programas de Humanidades incorporam debates, o desenvolvimento da capacidade de comunicação e o pensamento crítico, o que contribui para profissionais bem preparados nestes campos.

Como se pode ver na imagem, os pontos fortes (“strength” – as estrelas) nas diferentes áreas de liderança variam consoante o assunto. Nenhuma licenciatura tem a “pontuação perfeita”.

Tanto a Gestão como as Ciências Humanas têm pontos fortes (estrelas) em cinco das oito áreas, o que as coloca no topo da classe de liderança. No outro extremo da escala, os licenciados em Engenharia têm os piores resultados neste estudo, sem um único ponto forte nas competências.

Estes resultados podem ser úteis para os departamentos de Recursos Humanos. Os autores do relatório argumentam que, na altura de recrutar, é importante superar os estereótipos associados aos diferentes cursos.

Fontes: Fórum Económico Mundial/DDI

06-05-2016


Portal da Liderança