Qual o país onde os líderes são mais ousados?

Qual o país onde os líderes são mais ousados?

A China. E depois veem os EUA. Os líderes chineses e os norte-americanos têm maior probabilidade de serem eficazes e vistos como sendo ousados, de acordo com a pesquisa Zenger/Folkman. O estudo levou à criação de um “índice de ousadia” – uma forma de medir quão ousados são os líderes. E destaca as diferenças entre regiões e países. 

Em relação ao facto de a China e os EUA surgirem no topo em termos de ousadia, os autores acreditam que os fatores culturais podem ter um papel importante. Isto porque, se há algumas culturas que gostam de ver ousadia nos seus líderes, e recompensam-na, há outras que não, afirmam os autores do estudo. E enfatizam que a ousadia deve fazer parte de um pacote mais amplo de liderança. A menos que seja combinada com outras competências e pontos fortes, é altamente improvável que, por si só, torne alguém um líder eficaz.

Os investigadores comparam ainda a ousadia a um combustível poderoso: “quando é acionada num ambiente apropriado, tal como um motor, pode ser útil e impulsionar a organização para a frente. Mas sem o controlo adequado pode ser explosiva – perigosa e até mesmo desastrosa”.

Ou seja, a ousadia pode ser um traço de liderança vantajoso, mas só se for misturada com outras características. Desde o bom senso à inovação e colaboração, é essencial ter um conjunto equilibrado de competências para que alguém se torne num líder eficaz.

Fonte: HBR

09-05-2016


Portal da Liderança