Smartphones – a época dourada acabou?

Smartphones – a época dourada acabou?

Depois de a Apple ter anunciado uma diminuição, pela primeira vez, nas vendas do iPhone, os fornecedores asiáticos de componentes preparam-se para uma possível ameaça tripla: vendas a descer, uma acesa competição por quota de mercado, e preços em queda, refere a Bloomberg.

A agência de notícias financeiras cita especialistas, que consideram que a “indústria de smartphones vai continuar a abrandar este ano. A competição vai piorar e os preços provavelmente continuarão a cair”.

Isto porque os smartphones já não são mais uma novidade, enquanto a maioria das marcas locais direciona os seus produtos para as gamas média e baixa de preços, segmentos onde os consumidores não atualizam com tanta frequência como o público-alvo dos aparelhos da Apple e da Samsung.

Mas os otimistas apontam que falta chegar a legiões de utilizadores nos mercados em desenvolvimento – como a Índia – que ainda têm de adotar a tecnologia 4G, o que irá impulsionar as vendas.

O próximo marco/altura crucial para o setor pode ser por volta de setembro, altura em que a Apple costuma apresentar novos modelos do iPhone – lançamentos que galvanizam o mercado até à altura das compras de Natal – e que fornece algum alívio aos fornecedores de microchips e de outras componentes dos telemóveis.

No entanto, recorda a Bloomberg, faltam quatro meses para lá chegar (a setembro).

Fonte: Bloomberg 

11-05-2016


Portal da Liderança