Internet das coisas suplanta telemóveis?

Internet das coisas suplanta telemóveis?

A internet das coisas (IoT – internet of things) deverá ultrapassar os telemóveis enquanto categoria até 2018, com o maior número de equipamentos conectados, revela a mais recente edição do Mobility Report da Ericsson. 

O documento adianta que, de 2015 a 2021, o número de dispositivos IoT conectados terá um acréscimo anual de 23%. Deste total, prevê-se que a área da IoT celular registe a maior taxa de crescimento. Dos 28 mil milhões de dispositivos conectados até 2021, cerca de 16 mil milhões serão IoT.

De acordo com o relatório, a Europa Ocidental vai liderar o crescimento de ligações IoT, com o número de equipamentos IoT a crescer 400% até 2021; aumento que será impulsionado por uma série de requisitos regulatórios associados, como a utilização de contadores inteligentes e a procura por automóveis conectados.

As subscrições de smartphones vão aumentar, e deverão ultrapassar as dos telefones mais básicos já no terceiro trimestre deste ano. As subscrições de smartphones irão praticamente duplicar até 2021, passando de 3,4 mil milhões para 6,3 mil milhões. O relatório indica que existem agora 5 mil milhões de subscritores móveis – utilizadores únicos – no mundo, “evidência do fenómeno de crescimento da tecnologia móvel num curto espaço de tempo”.

Entretanto, já se deu uma mudança significativa nos hábitos de visualização de conteúdos entre os jovens: o uso de dados móveis em smartphones cresceu 127% em 15 meses (2014-15). Num período de quatro anos (2011-15) houve a redução em 50% no tempo que cada adolescente passa a ver TV ou vídeo num ecrã de televisão, em contraponto com o aumento de 85% nas visualizações de TV ou vídeo em smartphone. Esta tendência, aliada ao facto de a próxima geração de utilizadores móveis ser a maior consumidora de dados para vídeo streaming em smartphones (dados Wi-fi e móveis combinados), “torna este num dos principais grupos a monitorizar por parte dos operadores móveis”.

Fonte: Ericsson

02-06-2016 


Portal da Liderança