O massivo movimento em massa

O massivo movimento em massa

O mundo está a passar pelo maior movimento de deslocados desde a Segunda Guerra Mundial, com mais de 22 milhões de pessoas fora dos seus países de origem. Só em 2015 chegou à Europa acima de 1 milhão de indivíduos.

Este mapa da Metrocosm, concebido com base em estimativas da Divisão de População das Nações Unidas, dá uma visão da extensão da migração global entre 2010 e 2015. Destaca o movimento em massa de pessoas na Europa e no Médio Oriente, bem como ao longo das rotas de África. E mostra a migração líquida estimada por origem e destino. Cada ponto amarelo representa 1.000 pessoas; os círculos azuis indicam a migração líquida positiva; os círculos a encarnado a migração líquida negativa.

O impacto da guerra na Síria é representado pelo maior círculo encarnado, que revela o grande número de refugiados que fugiram do país ao longo do período em análise.

Também se pode ver a significativa imigração líquida positiva para os EUA. O Reino Unido, a Austrália e a África do Sul, entre outros países, também registaram migração líquida positiva entre 2010 e 2015. Apesar de a campanha do Brexit ter incidindo muito na livre circulação de pessoas dentro da União Europeia, a migração para o Reino Unido é global, como se pode ver no mapa (em versão interativa aqui). 

Fonte: Metroscom

21-07-2016


Portal da Liderança