Vivek Ranadivé: Porque Mandela é o maior líder que já conheci

Vivek Ranadivé: Porque Mandela é o maior líder que já conheci

Vivek Ranadivé, fundador e CEO do TIBCO Software e dono e líder dos Sacramento Kings (NBA), considera Nelson Mandela como o maior líder que já conheceu.

Vivek-RanadiveDurante os anos em que me dediquei aos negócios, tive a oportunidade de conhecer muitos dos líderes mundiais. Comprei recentemente uma equipa de basquetebol em Sacramento (EUA) e estou neste momento em processo de implementação da estratégia de liderança da equipa.

As pessoas perguntam-me frequentemente quem é o maior líder que já conheci e o que é mesmo a liderança e o que se deve procurar num líder.

Há 20 anos que me movimento no mundo económico e tive a oportunidade de conhecer presidentes, primeiros-ministros, CEOs, líderes políticos de todos os quadrantes e, aquele líder que se destacou bem acima de todos os outros foi Nelson Mandela. Foi o maior líder que tive oportunidade de conhecer.

Com o Prof. Klaus Schwab, fundador do World Economic Forum, tentámos reunir o que leva um líder ao sucesso, o que procuro num líder e o que faz de Nelson Mandela o maior líder que já vi.

O que este reúne e que procuro num líder são quatro aspetos:

  1. Cérebro
    É preciso ser-se inteligente para se ser um grande líder.
  2. Coração
    Os líderes têm de ter paixão. Se não forem apaixonados pelo que fazem não podem verdadeiramente ser líderes. Também precisam de ter compaixão, interessar-se pelas pessoas e mostrar-lhes que se preocupam com elas. Mandela é apaixonado pelas suas causas mas também é dono de uma grande compaixão.
  3. Estômago
    Os líderes têm de ser capazes de tomar decisões difíceis e de avançar nesse sentido. Mandela tomou decisões difíceis sem vacilar.
  4. Alma
    Um grande líder tem de reunir valores, ser uma boa pessoa e as pessoas terem essa perceção.


Vivek-Ranadive-MandelaVivek Ranadivé é empresário, engenheiro, autor, orador e filantropo. Fundador e CEO da TIBCO Software. É também dono e líder dos Sacramento Kings, equipa de basquetebol da NBA.