Lições de líderes de ontem e de hoje

Lições de líderes de ontem e de hoje

Os grandes líderes têm habitualmente boas lições para partilhar. As suas histórias, especialmente os do mundo dos negócios, lembram-nos que o fracasso não é evitável e que o sucesso, em qualquer empreendimento, é uma opção.

Segundo Lewis Howes, "embora não consigamos controlar todas as circunstâncias, podemos controlar a nossa resposta. E é isso que faz um grande líder: a sua decisão de aceitar a responsabilidade no meio do caos".

As seguintes citações pertencem a quatro das pessoas das mais influentes do passado e do presente. Por baixo de cada citação, Howes conta-nos como aprendeu com estas elas e o impacto que tiveram no seu próprio negócio e como o poderão ajudar a si.

1. Henry FordSeja confiante em quem você é.

Se o dinheiro é a sua esperança para a independência, nunca a irá conseguir. A única segurança que o homem terá neste mundo é uma reserva de conhecimento, experiência e habilidade.” -- Henry Ford, fundador da Ford Motor Company

"Pode ser fácil olhar para um empresário de sucesso e pensar, “Aposto que as coisas para ele são fáceis” ou “Tiveram sorte”. Mas após ter passado algum tempo com mulheres e homens de sucesso, aprendi que muitos deles já estiveram falidos ou no limite, pelo menos uma vez na vida (incluindo eu).

O que diferencia estas pessoas é a sua decisão de não deixar que as situações financeiras ditem as suas emoções, que definam o seu valor ou que lhes dê um sentido de superioridade em relação aos outros. Estas pessoas sabem que o dinheiro pode perder-se com a mesma facilidade com que se ganha. A única coisa que realmente importa é aprender como criar e acrescentar valor. 

Quando souber criar valor no seu mercado, poderá mudar a sua sensação de segurança do que tem para o que é."


2. john-d-rockefellerPense independentemente.

Se quer ser bem-sucedido deverá seguir novos caminhos, em vez de viajar por caminhos já desgastados pelo sucesso." -- John D. Rockefeller, fundador da Standard Oil Company

"Leia a frase outra vez. É o segredo por trás dos maiores avanços da inovação. 

A inovação não é conseguida ao imitar o sucesso dos outros. É-o sim através dos grandes líderes, os que optam por arriscar o fracasso e fazer figura de parvo para criar algo completamente novo. 

O maior ponto de viragem na minha vida aconteceu quando recusei a segurança de um emprego da 9h às 17h e decidi criar uma empresa digital, com o simples principio de acrescentar valor à vida dos outros. Estava com medo, falido e sozinho, mas a oportunidade que vi, fez-me ultrapassar tudo isso. A criação de valor é a força motivadora por trás de tudo o que faço." 

3. Donald-TrumpSaber quando andar para a frente.

Parte de ser um vencedor é saber quando já chega. Às vezes temos que desistir, afastar-nos e seguir no sentido de algo mais produtivo." -- Donald Trump, empresário e autor.

"Como empresários, aprendemos a lutar pelo que queremos e detestamos perder. Mas nem todas as batalhas merecem o seu esforço. O segredo é lembrarmo-nos sempre do bem maior e não deixar que o ego atrapalhe a produtividade. 

Aprendi que existe uma grande diferença entre perseverança e teimosia. A teimosia tem a ver com forçar as coisas para funcionar, enquanto a perseverança requer trabalho consiste com aquilo que já está a funcionar. Algumas das minhas melhores decisões incluem ter dito não a uma potencial parceria ou ter desistido de um produto que não estava a funcionar."  

4. Jay-Z-empresarioProcure a excelência e não a fama.

Ter sucesso por um ou dois anos, a isso chama-se fama. Ser muito procurado. Excelência é ser capaz de ter um desempenho de elevado nível por um longo período de tempo." -- Jay Z, músico e empresário

"Conheço pessoas que tiveram sucesso da noite para o dia com um produto ou uma startup, mas que deixaram que esse sucesso os enganasse e fizesse pensar que eram especiais. Ignoraram o crucial feedback que receberam dos parceiros e clientes sobre o negócio.   

O fim de uma empresa está próximo quando um empresário para de crescer, de aprender e de estar aberto ao feedback.

Infelizmente alguns empresários têm que perder tudo antes de aprenderem a lição. O meu podcast mais recente com James Altucher, empresário, gestor principal de fundos e autor, ilustra isso. 

Portanto, faça questão de procurar a excelência e não a fama. A excelência é o que você é. A fama é o que você já foi."

Fonte: Entrepreneur

 


Lewis-HowesLewis Howes, ex-atleta profissional de Nova Iorque e emoresário, é coautor do livro LinkedWorking e autor do programa de formação LinkedInfluence.