Liderança empresarial no feminino: 6 Mulheres de poder partilham os seus segredos para o sucesso

Liderança empresarial no feminino: 6 Mulheres de poder partilham os seus segredos para o sucesso

Provavelmente conhece poucas mulheres que ocupam elevados cargos de liderança. O equilíbrio entre géneros nos cargos de liderança ainda é uma meta a atingir, mas muitos são já os exemplos de mulheres que ascenderam e são hoje número um nas suas organizações.

Laura Katen, também ela empresária e líder, reuniu no The Daily Muse os segredos para o sucesso que seis líderes femininas de destaque partilharam consigo. Estas partilharam as suas viagens, os seus percursos de carreira e os conselhos que poderão ajudá-lo na senda pelo topo da liderança.

  • Kathleen Tierney

Kathleen-TierneyRecrutada assim que saiu da faculdade para trabalhar na Chubb Insurance, Kathleen Tierney aprendeu rapidamente que podia distinguir-se ao voluntariar-se para projetos e ao implementar ideias. A sua estratégia resultou e após ter trabalhado em diversas unidades de negócio, é hoje Vice-Presidente Executiva e Chief Operating Officer. É também a primeira mulher a gerir uma unidade de negócio naquela organização.

Defina um grande líder. Quais as caraterísticas que tem um grande líder?

“Os líderes precisam de competências pessoais, competências organizacionais e da capacidade para fazer boas perguntas, mesmo que não saibam as respostas às mesmas. Os grandes líderes são capazes de ver as tendências que as outras pessoas não conseguem discernir, de ver a grande imagem, de fazer perguntas, de estabelecer um objetivo e de fazer com que as pessoas tenham o mesmo objetivo comum, e de celebrar o sucesso ou de repensar e reformular rapidamente.” 

Que estratégias podem ajudar as mulheres a conseguir papéis mais proeminentes nas suas organizações?

“Nunca haverá um momento certo para falar, partilhar uma ideia ou arriscar. Aproveite um momento. Não deixe que pensamentos do género “Acho que não estou preparado” se coloquem no seu caminho. Veja se tem as principais competências ou a oportunidade passará por si. Não deixe que ser perfeito se coloque no caminho do ser muito, muito bom.”  

Partilhe uma das lições de liderança que aprendeu na sua carreira.

“Se cometer um erro, admita, peça desculpa e ande para a frente. Não rumine. Aprecie o feedback e pense “O que posso fazer com isso?” Se não está cometer erros, pode não estar a fazer algo interessante.” 

  • Nita Lowey

Nita-LoweyDepois de uma carreira no ativismo local, político e nos governos dos Estados e ao nível local, Nita Lowey é congressista do Congresso Americano desde 1989. É democrata sénior no Comité de Apropriaçõesda Câmara e foi a primeira mulher do Comité a liderar qualquer um dos partidos.

Defina um líder político.  Quais as características de um grande líder?

“Alguém que é eficaz a conseguir prioridades. Um líder eficaz deve também entender a capacidade única que os oficiais eleitos têm para influenciar a política, o que ajuda a melhorar a vida dos outros.”

Que estratégias podem ajudar as mulheres a conseguir papéis mais proeminentes na política?

“Para as mulheres que estão desejosas de entrar no serviço público, penso que devem lembrar-se que as experiências como mulher, mãe, filha, esposa e principal educadora, bem como funcionária, mulher de negócios e líder de comunidade, nos tornam qualificadas para lidar com os potenciais problemas de serviço público que as nossas famílias enfrentam.”

  • Ruth Mahoney

Ruth-MahoneyRuth Mahoney estava muito confortável no ramo bancário. Na verdade, nunca concordou com a noção de que era um “mundo para os homens”. Subiu nos rankings do seu ramo e é hoje presidente do KeyBank Hudson Valley/Metro NY District, onde supervisiona as operações de dúzias de bancos regionais e de centenas de funcionários.

Defina um grande líder. Quais as caraterísticas de um grande líder?

 “Trabalhar ao lado da sua equipa e ser um bom decisor. Alguém em quem podem confiar, que assume as responsabilidades e que trabalha bem com as pessoas.”

Que estratégias podem ajudar as mulheres a conseguir papéis mais proeminentes nas suas organizações?

 “Decida qual a sua carreira e seja específico e focado. Seja um aluno no negócio, ou seja, compreenda todos os ângulos. Precisará de perspicácia e de técnica negocial para desempenhar um papel de sucesso. Procure informação até saber mais sobre o que requer a posição de emprego que pretende. É também importante atingir e exceder todas as expetativas do seu papel. Faça com que as suas aspirações sejam conhecidas, esteja aberto ao feedback e faça alguma coisa com esse mesmo feedback. Trabalhe para ter as competências que precisa para conseguir essa posição.”

  • Donna Frosco

Donna-FroscoA área legal é notária por ter poucas mulheres no topo. Donna Frosca é uma das poucas bem-sucedidas. Tendo sido a primeira sócia mulher na sua firma, Keane & Beane, P.C., Donna fundou a propriedade intelectual e a área de prática tecnológica. Também é presidente do Women’s Bar Association, no Estado de Nova Iorque.

Quais as caraterísticas que entende que um grande líder tem?

 “As competências são essenciais. Seja mestre no assunto em que lidera. Deve ter também a capacidade para comunicar claramente e conseguir ajustar a sua comunicação em função dos indivíduos ou grupos aos quais está tentar chegar. E tenha iniciativa. Curiosidade voraz, aprendizagem rápida e ouvir bem (o que está a ser dito e o que não está a ser dito, que é bem mais importante).”

Que estratégias podem ajudar as mulheres a conseguir papéis mais proeminentes nas suas organizações?

 “Defenda-se, sem ser demasiado agressiva, e rodeie-se de boas pessoas. Estabeleça relacionamentos com pessoas que respeita e admira e com quem encontra algo em comum. Uma rede de apoio também é uma chave para o sucesso.”

  • Barbara Cerf

Barbara-Cerf-Womens-MarketAo ter crescido numa família financeiramente modesta, os pais de Barbara Cerf disseram-lhe que não podia ir para a universidade. Mas esta foi inflexível e conseguiu tudo o que tinha definido na sua mente. E compensou, sendo hoje a vice-presidente Corporativa da Women’s Market na New York Life.

Quais as caraterísticas que acha que um grande líder tem?

 “Os grandes líderes são inovadores. Veem para as coisas de forma diferente e ensinam-nos a também o fazer. São enérgicos, veem a imagem global, têm grande clarividência e compreendem as pessoas e os negócios. São pessoas com ética, com integridade e honestas, e são bons tomadores de decisões.”

Que conselhos daria às mulheres que anseiam por chegar a posições de liderança?

“Faça-o. Sonhe-o e faça-o. Aprenda como e quando dizer não e a delegar. Aproveite o que está a fazer e certifique-se de que se está a divertir. E não tenha medo de trazer novas ideias à luz do dia, mas respeite as outras pessoas.”

  • Stacy Musi

Stacy-MusiStacy Musi é cinturão negro no karaté e vive segundo um dos seus ditados preferidos: “Sete vezes para baixo, oito vezes para cima.” Como diretora da Chadick Ellig Executive Search Firm, o seu compromisso com este mantra de concentração, tenacidade e persistência tem sido o seu segredo para o sucesso.

Defina um grande líder. Quais as caraterísticas que acha que um grande líder tem?

 “É importante ser respeitado e pode consegui-lo ao ser credível. Saiba do que está a falar, trabalhe arduamente, estabeleça expetativas apropriadas e não tenha medo de se expor.”

Partilhe uma das lições de liderança que aprendeu pelo caminho.

“Escolha as suas batalhas. Deve estar disposto a ir ao chão, mas não por tudo. Escolha o que é importante e pergunte-se “Irá ajudar-me ou prejudicar-me?” Dê um passo atrás, pense e faça a sua escolha.”


Fonte: The Daily Muse


Laura-KatenLaura Katen é presidente da Katen Consulting, com sede em Nova Iorque.