Dias cada vez mais curtos? – Truques de gestão do tempo de 9 milionários

Dias cada vez mais curtos? – Truques de gestão do tempo de 9 milionários

O tempo é um ativo crucial para quem está em cargos de liderança. E se há profissionais para os quais as 24 horas não chegam, há no entanto líderes de topo que são mestres a gerir as suas agendas, como os nove executivos de sucesso cujos depoimentos partilhamos.  

Ekaterina Walter    

Falemos de um ativo cada vez mais escasso: o tempo. Um dia tem 1.440 minutos, sendo que há dias em que estes minutos parecem não ser suficientes. Mas há líderes de topo que são mestres na gestão das suas agendas. Apresentamos dicas de como algumas das pessoas mais bem-sucedidas do planeta tiram o máximo partido dos seus dias.

No livro “15 Secrets Successful People Know About Time Management”, de Kevin Kruse, o autor entrevista sete multimilionários, 13 atletas olímpicos e 239 empresários. A obra, de leitura fácil, não dececiona, sendo de destacar algumas dicas de gestão do tempo.

“Um dos meus truques favoritos é realizar a maioria das minhas reuniões em pé. Penso que é uma maneira muito mais rápida de ir direto ao assunto, de tomar uma decisão e de fechar o negócio. Quando há hipótese, gosto de ter uma reunião enquanto fazemos um percurso a pé”. “Penso que a primeira coisa que levo comigo quando estou em viagem é o notebook... Eu nunca poderia ter erguido o grupo Virgin até à atual dimensão sem aqueles pedaços de papel... Se temos uma ideia e não a apontamos, na manhã seguinte pode ter-se perdido para sempre”. Aparentemente, numa altura em que Branson não tinha o seu notebook, rabiscou uma ideia no passaporte. 
Richard Branson, fundador do grupo Virgin

“A diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as muito bem-sucedidas é que as segundas dizem ‘não’ a quase tudo”.
Warren Buffett, magnata, investidor e filantropo

“Tento preencher o meu calendário no sentido inverso, a partir do fim do dia para o início; tento reservar a manhã para o “trabalho real”. Consigo concentrar-me mais na parte da manhã, ao passo que é mais difícil ter enfoque depois de ter sido bombardeado por reuniões. Então tento deixar as reuniões para o final do dia.” 
Nathan Blecharczyk, cofundador da Airbnb

“Faça uma coisa de cada vez. Pare de fazer várias coisas em simultâneo!” 
Mike Cannon-Brookes, cofundador da Atlassian

“Nunca faça reuniões a não ser que alguém passe um cheque.” 
Mark Cuban, empreendedor, dono dos Dallas Mavericks

“Em vez de dar um conselho em específico (tenho toneladas, mas não são à prova de bala), digo apenas que ser disciplinado na adoção de hábitos é, na minha experiência, uma enorme característica diferenciadora das pessoas bem-sucedidas... Se eu estivesse a fazer uma personagem para um jogo de vídeo de negócios, e tivesse de criar 10 atributos de carácter, colocaria três em inteligência e sete em autodisciplina.” 
Andrew Mason, cofundador e ex-CEO da Groupon

“Escolha um dia da semana em que tanto o líder como a equipa podem concentrar-se a fazer o trabalho individual sem quaisquer interrupções (como as reuniões). Na Asana, estabelecemos as “Quartas Sem Reuniões” para incentivar a produtividade e o fluir da empresa.”
Dustin Moskovitz, cofundador da app de produtividade Asana e do Facebook

“Se quer ter grandes produtos, dedique mais de 50% das suas horas de trabalho ao produto. Não aceite [quaisquer compromissos] se não conseguir afirmar que vão beneficiar os utilizadores ou a sua empresa.”
Mark Pincus, cofundador e CEO da Zynga

“O meu dia termina quando estou cansado e pronto para ir para casa, não quando terminei. Eu nunca terminei. Há sempre mais para ser feito, mais que devia ser feito, sempre mais que pode ser feito.”
Andy Grove, ex-presidente da Intel.

28-11-2016

Fonte: Inc.com


EkaterinaWalterFinalEkaterina Walter, oradora internacional, é autora do best seller do Wall Street Journal “Think Like Zuck: The Five Business Secrets of Facebook's Improbably Brilliant CEO Mark Zuckerberg” , e coautora de “The Power of Visual Storytelling: How to Use Visuals, Videos, and Social Media to Market Your Brand”.