O que é crucial o líder saber? Mais de 40 dicas para iluminar o novo ano

O que é crucial o líder saber? Mais de 40 dicas para iluminar o novo ano

O que disseram os líderes em entrevista ao Portal da Liderança nos últimos 12 meses? Como veem o exercício dos seus cargos? O que é preciso ter para liderar uma organização ou equipa? Perscrutámos as declarações-chave dos nossos entrevistados e o resultado são mais de 40 dicas/conselhos que servem de impulso para o arranque de 2016. Um próspero e iluminado ano novo!

“A grande capacidade de um líder é conseguir extrair o máximo das suas pessoas e talentos e isso é o que muitas vezes não existe (em Portugal).”
Alberto Pimenta, diretor de e-commerce dos CTT - Correios de Portugal

“As pessoas pensam muito na tecnologia e não pensam na resolução do problema.”
Alita Dias, CEO dos Correios de Cabo Verde

“As coisas boas só começam a acontecer quando nos focamos.”
“É muito importante montar uma equipa que se motiva sem ser pelo dinheiro.”
“A gestão do tempo vai ser a peça-chave no futuro.”
Alexandre Pinto, fundador e CEO da iClio, CEO da JiTT.travel

“Temos de nos desafiar. Não podemos estar num lugar ótimo toda a vida.”
“Quando a pessoa está feliz no trabalho é mais produtiva.”
Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal e Motiva-te

“Para mim a liderança é fazer com que as pessoas se sintam felizes a trabalharem para um objetivo comum.”
Cristina Dourado, administradora delegada da Fertagus

“Aprendi tudo ao falhar. Costumo dizer que faço um mestrado quando falho.”
Daniel David, diretor do grupo Soico

“Os empresários portugueses precisam de formação, de ter o domínio do conhecimento e do que é hoje o mundo.”
Ermelinda Carrachás, secretária geral do Ministério da Economia e do Emprego de Portugal

“O grande desafio do gestor hoje é pegar nos rapazes e moças que estão a formar-se (…) e retê-los como grande talento, para que possam ajudar-nos a crescer e a competir no mercado”.
Glória Guimarães dos Santos, na altura vice-presidente de clientes e operações dos Correios do Brasil, atualmente diretora-superintendente do Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados

“Antes de considerarem o investimento, devem fazer um profundo trabalho de casa, de forma a compreenderem qual o contexto, mas também que olhem para várias opções de que dispõem para reduzir o risco implicado.”
Gloriana Echeverria, senior underwriter no Banco Mundial

“Um líder tem por definição uma alta exposição. A exemplaridade do seu comportamento, o nível de compromisso e de entrega são indispensáveis para que uma organização adira aos projetos e à agenda por ele definidos. Sempre fui consciente de que a genuinidade era crucial no desempenho das minhas funções. Um líder tem de gerir a sua imagem no longo prazo e só consegue fazê-lo se verdadeiramente for coerente nas mensagens que envia.”
Inês Caldeira, diretora-geral da L’Oréal Portugal

“Para crescer basta encontrar novas soluções para velhas perguntas.”
Jacques Reber, diretor-geral da Nestlé Portugal

“A lusofonia tem de buscar uma voz própria, concentrar-se mais no que nos une e menos no que nos separa.”
“Se fores, vai longe! Se fizeres, faz diferente! Se rires, ri até chorares! Se pensares, pensa por ti! Se saíres, sai da rotina! Se mudares, muda tudo!”
James McSill, diretor do McSill Story Studio Internacional, reconhecido mundialmente em termos de storytelling

“As empresas portuguesas têm vindo a provar que conseguem vencer no mundo independentemente do seu tamanho.”
João Couto, CEO da Microsoft Portugal

“Prefiro uma ideia média com uma excelente equipa, do que uma excelente ideia com uma equipa mediana.” 
“No final do dia, quem faz acontecer uma start up são as pessoas.”
João Trigo da Roza, professor, presidente da Associação Portuguesa de Business Angels

“É muito, muito importante que o líder saiba ouvir, mas também observar e, no final, tomar uma decisão. Não têm de ser boas ou más decisões, mas que sejam decisões. Isto porque, assim que houver decisões, haverá resultados e, assim que houver resultados, já poderemos agir sobre os mesmos.”
Jorge Fernandes, co-fundador da MobiBucks

“Entendo a liderança como a arte da adaptabilidade, de encontrar a melhor resposta perante cada circunstância concreta. Como dizia Darwin, os sobreviventes não são os mais fortes, mas aqueles que melhor se adaptam ao meio envolvente.”
Jorge Pena, responsável de strategy and business development na Sovena

“Se queremos ter um dia uma oportunidade, temos de estar preparados.”
“Com o desenvolvimento da empresa, a função mais relevante do CEO é ser o maestro da organização.”
“Não tenham medo de arriscar e sejam capazes de fazer sacrifícios”.
José Epifânio da Franca, professor universitário, empreendedor, na altura presidente da Portugal Ventures

“Sem dúvida que a inovação é uma das palavras-chave para a competitividade das empresas. Sem inovação seria impossível conseguir aumentos constantes nas exportações.”
José Luís Sequeira, presidente da direção da APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria

“A partilha é o segredo do sucesso.”
Kauxique Maganlal, diretor de TI do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique

“Conduzir uma orquestra de pessoas que sabem mais que nós permite não ter medo de delegar.” 
“Aprendam com aquilo que fizeram de menos bem.”
Luís Campos e Cunha, presidente da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, vice-presidente na Fundação Serralves e membro do conselho diretivo do Centro Cultural de Belém

“Ter a criatividade e abertura para ver o conjunto das necessidades, e não apenas as nossas, para construir soluções que, não sendo ótimas para ninguém individualmente, possam ser o máximo denominador comum aceitável pelos diferentes stakeholders.”
Marina Ferreira, presidente do conselho de administração da APL - Administração do Porto de Lisboa

“É preciso quebrar a loucura de que empreender é uma coisa arriscadíssima.” 
Paulo Sousa Marques, CEO do Shark Tank Portugal, diretor da Toys “R” Us Portugal

“Todos aqueles que têm sucesso têm um elemento em comum: a capacidade de implementar determinada estratégia.”
Pedro Pinto Coelho, presidente da comissão executiva do BNI Europa

“As TIC (tecnologias da informação e comunicação), pela rede formal e informal que possibilitam, estimulam a comunicação entre departamentos do Estado, e desta partilha e quebra de barreiras burocráticas nascem eficiências redobradas.”
Raúl Mascarenhas, presidente da direção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação

“Precisamos de uma formação psicológica positiva.”
Rolando Borges Martins, administrador da Sogrape

“Pensem em grande.”
Ronald Den Elzen, na altura presidente da Central de Cervejas, atualmente presidente e CEO da Heineken USA

“É importante ouvir e partilhar uma visão clara da realidade. Definido um caminho, tem de haver um foco muito grande na execução.”
Rui Lemos Monteiro, CEO da Sodecia

“A liderança faz-se com proximidade.”
“Para se atingir determinada posição é preciso ser-se imaginativo e não pensar em si próprio.”
Rui Nabeiro, presidente do grupo Nabeiro/Delta Cafés

“Temos cada vez mais estudos que comprovam que, se aumentarmos os níveis de felicidade dos colaboradores, mesmo que apenas um pouco, causa aumento na criatividade, comprometimento e motivação, aumento significativo do trabalho em equipa e redução da saída de colaboradores da empresa”.
“Ajudem os vossos colaboradores a identificar e a explorar as suas áreas mais fortes. Aqueles que sabem quais são e as desenvolvem são pessoas mais felizes, mais motivadas e mais bem-sucedidas no seu local de trabalho.”
“Quando o líder cria um ambiente psicologicamente seguro, quando os seus membros se sentem confortáveis em “falharem” e em partilhar e discutir os seus erros, todos os membros da equipa podem aprender e melhorar.”
Tal Ben-Shahar, autor, conferencista, especialista em psicologia da liderança, professor de psicologia positiva em Harvard

“Sou um grande crente no compromisso com e para com as pessoas. Penso que tenho é de encontrar uma forma de ensinar os meus gestores e os meus diretores de que é realmente seguro comprometerem-se com as pessoas, perguntarem as suas opiniões, agir de acordo com o ponto de vista que outro alguém apontou. Acho que há um pouco de medo de que, se agirem de acordo com o que foi o ponto de vista de um jovem gestor, o seu cargo possa estar em risco”.
Tony Dolton, diretor-geral da Unitel

“Os grandes líderes têm grande capacidade de comunicação, com equipas alinhadas e em que todos sabem quais os objetivos que pretendem alcançar.”
Udo Graf, vice-presidente R&D da Mentor (Johnson & Johnson)

“Há em Moçambique um princípio que temos, que é o da crítica e da autocrítica. Temos de saber ouvir e justificar, responder ou desculparmo-nos.”
Zainadin Dalsuco, administrador delegado da TDM - Telecomunicações de Moçambique.

31-12-2015

Armanda Alexandre/Portal da Liderança