Líderes no feminino que nos inspiram

Líderes no feminino que nos inspiram
4 minutos de leitura

Que melhor dia que o de hoje – 8 de março – para celebrar a influência e o exemplo positivos de mulheres incríveis e pioneiras, que abriram o caminho para a geração seguinte? Seguem-se citações inspiradas e inspiradoras de líderes no feminino.

“A maneira mais eficaz de fazer é fazê-lo.” – Amelia Earhart
A pioneira da aviação nos EUA (1897-desapareceu em 1937) era conhecida pelo notável talento e coragem, e certamente aproveitou todas as oportunidades que pôde. Esta frase é o exemplo perfeito da sua atitude.
Ideia-chave: Se quer alcançar um objetivo, trabalhe para o atingir. Se quiser fazer uma mudança, faça uma mudança. Pare de pensar e comece a fazer.

“Faça todos os dias algo que o assusta.” – Eleanor Roosevelt
Enquanto ativista empenhada dos direitos das mulheres, Eleanor Roosevelt (1884-1962) foi empurrada constantemente para fora da sua zona de conforto, o que acabou por compensar. Tornou-se numa das mulheres mais influentes do seu tempo e não o fez ao ficar na sombra.
Ideia-chave: Enfrentar os nossos medos nunca é fácil, mas é algo que simplesmente tem de ser feito para crescermos, tanto pessoal como profissionalmente. Faça para-quedismo, assuma um novo projeto ou convide um conhecimento recente para tomar café. O que quer que seja, não pare de tentar fazer melhor.

“Se não gosta de alguma coisa, mude-a. Se não pode mudá-la, mude a sua atitude.” – Maya Angelou
Além de ser uma autora aclamada, atriz e guionista, Maya Angelou (1928-2014) foi também uma forte ativista dos direitos civis. Como não gostava de aspetos do mundo que a rodeava, propôs-se fazer tudo o que podia para os alterar. A sua mensagem é clara – seja uma parte da solução ou mude a forma como vê as coisas.
Ideia-chave: Se tem o poder de fazer a mudança, pare de reclamar e faça-a. Se não tem como a fazer, então está na altura de mudar a maneira como aborda o problema.

“Não perca tempo a bater numa parede na esperança de a transformar numa porta.” – Coco Chanel
Coco Chanel (1883-1971) teve uma enorme influência na moda de mulher. Na época quebrou as normas sociais da roupa de senhora pretensiosa e apertada ao criar peças confortáveis ​​e mais soltas. Foi e é um ícone, e não o conseguiu a bater nas paredes.
Ideia-chave: Esta citação pode ter várias interpretações – é das que nos fazem parar, pensar e aplicar à nossa situação em específico. Interpretações à parte, a ideia subjacente é: não desperdice o seu tempo com coisas que não pode corrigir e siga em frente.

“Uma das lições com que cresci foi: permanecer sempre fiel a si mesmo e nunca deixar que o que alguém diz distraia dos seus objetivos.” – Michelle Obama
Enquanto criadora das campanhas “Let’s Move”, “Joining Forces” e “Let Girls Learn”, Michelle Obama manteve-se fiel aos seus objetivos no papel de primeira-dama. E manteve-se fiel a si mesma no meio da negatividade.
Ideia-chave: Com tantas influências negativas no mundo, pode ser difícil saber qual o caminho certo. Assim, se permanecer fiel a quem é e não se deixar distrair pelos outros está a proceder de forma correta.

“Demorei muito tempo a desenvolver uma voz, e agora que a tenho não vou ficar em silêncio.” – Madeleine Albright
A primeira mulher a ocupar o cargo de Secretário de Estado dos EUA é o exemplo perfeito de que não devemos deixar o mundo silenciar a nossa voz. Conhecida por ser obstinada, Madeleine Albright é alguém que todas as mulheres podem ver como um exemplo.
Ideia-chave: A sua voz importa. Com ousadia, clareza e sendo apenas quem é.

“Mesmo que eu seja uma miúda, mesmo que as pessoas pensem que não consigo, não devo perder a esperança.” – Malala Yousafzai
A mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz (em 2014) começou a lutar pelos direitos das mulheres ainda antes da adolescência. Mesmo após os talibãs terem emitido uma ameaça de morte contra Malala, ela nunca desistiu de lutar por aquilo em que tão fortemente acreditava.
Ideia-chave: Pode fazer o que quer que se proponha fazer. Não perca a esperança.

Fonte: Business.com

08-03-2016


Portal da Liderança