João Bento: A sociedade portuguesa precisa de cultivar as suas elites

João Bento: A sociedade portuguesa precisa de cultivar as suas elites
3 minutos de leitura

À luz do Best Leader Awards* Portugal,  João Bento, Presidente Executivo da EFACEC, referiu que  acredita que estamos "na juventude do nosso desenvolvimento social em termos de lideranças" e que "temos traços culturais que não são favoráveis ao papel civil ". 

Portal da Liderança (PL): Como classifica a sociedade portuguesa em termos de capacidade de liderança?

João Bento (JB): Julgo consensual que a sociedade portuguesa é uma sociedade que precisa de cultivar as suas elites. Temos traços culturais que não são favoráveis ao papel civil, a forma como a nossa revolução se desenvolveu, os anos que tivemos de falta de participação cívica dado o regime político em que se vivia. Tudo isso não favoreceu nem a geração de elites nem a geração de lideranças. Estamos portanto na juventude do nosso desenvolvimento social em termos de lideranças. É muito oportuno desenvolver e, de algum modo exacerbar o papel da liderança, pelo que me revejo na iniciativa [do Best Leader Awards] da Leadership Business Consulting porque, numa palavra, acho que nós precisamos de mais liderança

PL: Que conselho deixa para os jovens líderes de Portugal?

JB: Que tirem partido da fase de reconstrução que a nossa economia vai enfrentar, ou já está de certo modo a enfrentar, e que olhem para o momento que vivemos de grande dificuldade como uma oportunidade para a afirmação de novas lideranças. Julgo que é um momento de grande dificuldade para os jovens em geral mas, ao mesmo tempo, de grande oportunidade para que surjam jovens e novos líderes.

PL: Como pensa ser a melhor forma de um líder reagir ao erro?

JB: Sem dúvida nenhuma reconhecê-lo, analisar as causas que possam ter estado associadas a esse erro e tirar partido daquilo que correu mal para assegurar que não volta a acontecer.

*O Best Leader Awards é uma iniciativa promovida pela Leadership Business Consulting, que visa distinguir anualmente as personalidades que se destacaram como “Líderes” em vários domínios. O Best Leader Awards é uma TradeMark registada internacionalmente.

 


João-Bento-EFACECJoão Afonso Ramalho Sopas Pereira Bento é presidente executivo da EFACEC dades 2011. Licenciado em Engª Civil e mestre em Engª de Estruturas pelo Instituto Superior Técnico (IST), é PhD in Civil Engineering, pelo Imperial College, Universidade de Londres e Doutor em Engenharia Civil pelo IST/UTL. Obteve a sua Agregação – Sistemas Inteligentes – pelo IST/UTL. É Vice-Presidente da Academia de Engenharia e da COTEC Portugal. Foi Administrador Executivo da Brisa Auto-Estradas de Portugal. Integrou, entre outros e em funções não-executivas, os Conselhos de Administração da EDP, da Adamastor Capital, da CCR (Brasil) e, em funções executivas, os da Brisatel e da Logiser. Foi Presidente da Associação Europeia de Auto-Estradas com Portagem (de que é Presidente Honorário) e Board Member da International Bridge, Tunnel and Turnpike Association. Foi Professor Catedrático no IST. É autor ou co-autor de mais de 160 artigos científicos.