Bill Gates é, de novo, o mais rico do planeta

Bill Gates é, de novo, o mais rico do planeta

Bill Gates volta a figurar no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo. O fundador da Microsoft ocupa o primeiro lugar na lista Wealth-X, realizada para a Business Insider. O ranking, composto por 50 nomes, e que reúne informação de mais de 11 mil fortunas, indica que Gates tem um património acumulado de 87,4 biliões de dólares (cerca de 80 mil milhões de euros).

Na segunda posição, mas bem mais atrás em termos de fortuna acumulada, surge o espanhol Amancio Ortega, detentor do grupo de moda Inditex (que tem, entre outras marcas, a Zara), com 66,8 biliões de dólares (61,3 mil milhões de euros). No terceiro lugar, o americano Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, com 60,7 biliões (55,7 mil milhões de euros).

O top 10 é composto por Jeff Bezos, CEO da Amazon, com 56,6 biliões de dólares (52 mil milhões de euros); seguem-se os irmãos Koch, banqueiros americanos e magnatas do petróleo: David Koch, com 47,4 biliões de dólares (44 mil milhões de euros), Charles Koch, com 46,8 biliões (43 mil milhões de euros); Larry Ellison, cofundador da Oracle, com 45,3 biliões de dólares (42 mil milhões de euros); Mark Zuckerberg, cofundador e CEO do Facebook, com 42,8 biliões (39 mil milhões de euros); Michael Bloomberg, magnata e antigo mayor de Nova Iorque, com 42,1 biliões de dólares (39 mil milhões de euros); e o sueco Ingvar Kamprad, fundador do Ikea, com 39,3 biliões (36 mil milhões de euros).

Os EUA concentram o maior número de bilionários, com 29 pessoas na lista. A China vem em segundo, com quatro. De referir que quase 25% dos mais ricos do mundo estão relacionados de alguma forma com a área tecnológica, o que mostra a sua importância a nível global. De notar também que apenas três mulheres constam no ranking, em que a primeira melhor colocada é a herdeira do Walmart, Alice Walton, na 15.ª posição, com 33,2 biliões de dólares (30 mil milhões de euros). Outra herdeira, da L’Oréal, Liliane Bettencourt, está em 17.º, com um património líquido de 29 biliões (27 mil milhões de euros). A terceira é Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs, em 47.º, com 14,4 biliões de dólares (13 mil milhões de euros). 

28-01-2016


Portal da Liderança