AICEP leva executivos a Silicon Valley para imersão tecnológica

AICEP leva executivos a Silicon Valley para imersão tecnológica

Durante esta semana a AICEP – Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa leva mais de uma dezena de executivos a Silicon Valley, nos EUA, no âmbito da 6.ª edição do Global Strategic Innovation (GSI) – AICEP Executive Program. O programa corporativo premium, que resulta da colaboração entre a AICEP e a consultora de gestão Leadership Business Consulting, conduz os participantes por áreas como a Quarta Revolução Industrial; comunicações e segurança digital; e-commerce, big data e analytics, permitindo a interação direta com empresas e empreendedores que inovaram com êxito. 

O GSI AICEP promove assim o desenvolvimento dos participantes através de casos-estudo e da imersão numa das maiores referências a nível mundial de cultura de inovação e empreendedorismo – Silicon Valley. Como? Através de três pilares fundamentais:
- Formação executiva e imersiva em empresas e instituições de referência – sessões interativas com a Leadership Business Consulting, peritos e empreendedores, que incluem, entre outras, uma sessão sobre “inovação corporativa” com o professor Rick Rasmussen, industry fellow e faculty member da Universidade de Berkeley; ou uma sessão sobre blochchain com Greg Lablanc, faculty director do Berkeley Fintech Institute.
- Acesso às melhores práticas mundiais e a modelos de negócio inovadores, abrindo horizontes de possibilidades no pensamento estratégico empresarial – visitas e interações com start-ups de referência e empresas líderes de mercado, como a Google X, a HyperWallet (da Paypal) ou a Netflix; havendo, por exemplo, uma sessão sobre 5G e transformação digital com George Craig, senior manager, corporate strategy and development da Nokia; uma sessão sobre IoT e blockchain com Gary Yao, do corporate development da HTC; ou ainda uma sessão sobre smart logistics e e-commerce com Bo Zhai, da área de Strategy and M&A da Alibaba nos EUA.
- Networking exponencial e internacional via o contacto direto com empresários e oradores, enquanto promove a interação e a coesão entre os participantes AICEP. 

No início de julho a Leadership Business Consulting realizou em Silicon Valley a 8.ª edição do GSI – Global Strategic Innovation: International Executive Program, que contou com 18 participantes de vários setores de atividade. Como referiu na altura Torben Rankine, partner na Leadership Business Consulting em São Francisco, o GSI permite aos executivos de topo “compreender e beber da cultura inovadora e empreendedora de Silicon Valley e debater as principais tendências tecnológicas que estão a transformar a sociedade e os negócios”, como a internet of things (IoT), blockchain, inteligência artificial ou big data. Carlos Oliveira, CEO da Leadership Business Consulting, acrescentava que “o programa de imersão permite reforçar competências distintivas e diferenciadoras na área da inovação estratégica e da liderança, refletir sobre os desafios estratégicos e de inovação das organizações”, enquanto leva a “explorar novas tecnologias, novos negócios e as novas parcerias que estão a emergir com as start-ups de Silicon Valley”.

Os anteriores GSI contaram com mais de 80 entidades e peritos de Silicon Valley e acima de 380 participantes do mundo lusófono (65% portugueses). Um terço dos participantes é membro de conselhos de administração, de acordo com a Leadership Business Consulting, organizadora do programa desde 2010 e que já apoiou mais de 70 start-ups em Silicon Valley (60 das quais portuguesas).

11-09-2018


Portal da Liderança