Cabo Verde é oficialmente membro da Aliança Smart África e passa a liderar o projeto "African Submarine Fiber”

Cabo Verde é oficialmente membro da Aliança Smart África e passa a liderar o projeto "African Submarine Fiber”

Cabo Verde irá assumir a liderança do projeto "African Submarine Fiber", processo levado a cabo pela Direção Geral de Telecomunicações e Economia Digital (DGTED), em representação do Governo de Cabo Verde.

SMART Africa é um compromisso ousado e inovador, dos Chefes de Estado e dos Governos africanos, com o foco de acelerar o desenvolvimento socioeconómico sustentável no continente, introduzindo África numa economia do conhecimento, por meio de acesso fácil à banda larga e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Esta aliança é constituída, agora com a Adesão de Cabo Verde, por 28 países e algumas organizações internacionais. Tem como lema "Transformar África num mercado digital único" e como principais objetivos harmonizar políticas legais e processos regulatórios; criar economias de escala para gerar mais procura e condições de mercado mais favoráveis e atrair, em grande escala, investimentos para projetos TIC no continente.

De acordo com o Diretor Geral da DGTED, Eng.º Aruna Handem, Cabo Verde tem feito apostas consistentes e prospetivas para melhorar o desenvolvimento do país, em particular o crescimento do seu setor de TIC. Esses esforços recentes, tem resultado na melhoria da conectividade e na disponibilização de serviços digitais.

LBC acredita que, com as políticas e as parcerias certas, Cabo Verde pode assumir-se, a curto prazo, como a “Singapura de África”.

A LBC já realizou mais de 50 projetos em Cabo Verde, entre eles a definição da estratégia digital da Sociedade da Informação e da Governação Eletrónica, em 2005, que lançou as bases para a construção do desenvolvimento digital de Cabo Verde. Outros projetos de relevo nesta área foram a definição da estratégia e do modelo de negócio do Parque Tecnológico de Cabo Verde, a introdução das Tecnologias de Informação na Educação e definição de uma estratégia para o desenvolvimento de um setor TIC.