Os líderes de start-ups que adotam a mentalidade de efeito dominó têm mais hipóteses de sucesso. Afinal, basta um toque mais consistente para colocar as peças em movimento.
As start-ups – como todas as empresas em início de atividade – sabem que a maior conquista que podem alcançar é terem a sua marca divulgada. Embora possa parecer um desafio avassalador, nada como dar um passo de cada vez para levar à aceleração do crescimento e à otimização do reconhecimento. Como refere na Entrepreneur Omri Hurwitz, tech marketer e CEO da Omri Hurwitz Media, os líderes de start-ups têm de ver a questão como se estivessem prestes a entrar numa piscina com a água calma, em que assim que começam a avançar criam movimento, e quanto mais rápido avançam mais ondulação criam – e deste modo estabelecem presença num território antes parado.
Ou seja, uma coisa leva à outra: tem de percorrer o caminho e passar pela série de reações em cadeia que pode obter ao longo do processo. Das oportunidades de negócio aos potenciais clientes, passando pela cobertura dos media, não convém subestimar o efeito dominó de dar um passo em frente como catalisador para o crescimento do seu negócio. Mas, como assim?
Uma menção nos media leva a outra menção nos media…
Não desanime com a falta inicial de cobertura na imprensa. Enquanto start-up, está a começar do zero: do marketing e recursos humanos ao networking, tudo é do zero. A cobertura dos media é particularmente assustadora para as tecnológicas nesta era digital, pois o espaço mediático está a abarrotar com fornecedores de soluções de ponta. Mas os grandes líderes não veem esta questão como uma ameaça, antes como uma oportunidade. O segredo está em obter uma primeira menção na imprensa. Concentre-se nisto e não na cobertura total e imediata por parte do gigantesco ecossistema dos media. Não se disperse na tentativa de obter inúmeras menções de uma só vez. Há que ser realista e pensar que só se consegue ir até certo ponto. E ter a confiança de que uma referência na imprensa leva a outra e assim consecutivamente. Se acredita nos produtos e soluções que fornece, precisa de confiar no processo. Conseguir uma menção na imprensa sobre a vantagem da sua oferta irá atrair a atenção dos restantes media, o que lhe trará mais visibilidade e irá catapultar o nome da sua empresa.
…Um cliente leva ao próximo…
O único detalhe que deve saber sobre o setor B2B (business-to-business) é que se trata de um espaço muito unido. Até certo ponto, quase todos se conhecem. E, no sentido de maximizar as suas ligações, é fundamental construir relacionamentos duradouros com os clientes. Concentre-se na qualidade dos laços estabelecidos, em vez de na quantidade.
Embora pareça uma tarefa desafiante e assustadora, lembre-se de que basta um cliente para fazer a diferença. Um cliente satisfeito e feliz é o suficiente para divulgar e levar a que outros façam parcerias com a sua start-up. Em vez de se focar em “como faço para conseguir tantos clientes?”, pense em “como faço para melhorar os meus produtos e serviços?”. Deixe que o seu trabalho fale por si e, com a estratégia de relações públicas certa, logo conseguirá atingir resultados positivos.
…Um post no LinkedIn leva a outro
Aqui trata-se de poder estabelecer autoridade de marca nas redes sociais. O LinkedIn, em particular, é uma excelente plataforma para impulsionar o envolvimento e compromisso para com a sua empresa e aumentar o conhecimento da marca/brand awareness. Por um lado, é responsável pelo conteúdo que partilha, quando partilha e com quem partilha. E embora pareça fácil tornar-se viral, maximizar o alcance nas redes sociais não é um processo imediato. Dá trabalho.
O truque? Os seus posts têm de ser bons: ninguém irá ler e muito menos partilhar o seu conteúdo se este não aportar valor. Tem de se assegurar que é relevante, interessante e elucidativo. O objetivo é aumentar o envolvimento ao levar as pessoas a reagir, comentar e partilhar – algo que só conseguirá atingir se os seus posts merecerem o tempo delas.
Um bom post não conduz apenas a um maior envolvimento. Como parte do método de efeito dominó, é também a porta de entrada para aumentar o seu número de seguidores, essencial por três motivos:
1. Consegue ter uma presença e uma sólida autoridade nas redes sociais.
2. Terá motivação acrescida para continuar a fazer posts com consistência.
3. Irá atingir mais potenciais clientes. Basta um seguidor para criar parcerias que irão aumentar a sua rede de clientes. Só tem de aproveitar a oportunidade.
Em última análise, trata-se de colocar o pé na porta. Confie no facto de que, ao entrar neste veículo em movimento, irá chegar a lugares com muitas oportunidades. Os líderes de start-ups devem reconhecer o efeito de uma única ação no dominó: basta um toque mais consistente para colocar as peças em movimento.
07-06-2023
Portal da Liderança