A receita secreta das equipas vencedoras

A receita secreta das equipas vencedoras
4 minutos de leitura

Vineet Nayar, vice-presidente da HCL Technologies, partilhou recentemente na HBR, que tem tentado descobrir o que impulsiona as equipas há mais de duas décadas. “As teorias convencionais nunca funcionam. Na minha opinião, a receita secreta para o sucesso das equipas tem por base estes três ingredientes.” 

Nayar conta: “Recentemente estava a conversar com um colega que estava a delinear uma nova solução para um problema antigo, quando acabou a bateria do telemóvel. Estava de viagem e para continuar a nossa conversa, tive que atravessar o aeroporto para chegar a uma cabine telefónica. Continuei a colocar moedas para que a chamada não fosse interrompida. A conversa terminou quando o meu colega me convenceu de que apesar das soluções já existentes estarem a funcionar, uma abordagem nova iria melhorar exponencialmente o desempenho.”

Este episódio desencadeou nele um pensamento interessante. “A cabine telefónica representa uma máquina arquetípica. O seu funcionamento é previsível. Inserimos moedas e conseguimos fazer chamadas. Inserimos mais moedas e continuamos a conversar. Isto não acontece com as pessoas, não é? O meu colega, por exemplo, foi impulsionado pela emoção de tentar uma nova solução, não por persistir numa já existente. “

Nayar acredita que a receita secreta para o sucesso das equipas tem por base 3 ingredientes:

1. O grande desafio.
“A diversão está na perseguição. Pode não ser verdade num contexto de relacionamento pessoal, mas no de trabalho é-o com certeza. Quando as pessoas têm grandes e audaciosos objetivos, a procura pela solução torna-se interessante e até mesmo obsessiva. A missão da Google é ousada mas simples: “Organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil”. A Google tem tido um grande sucesso ao perseguir este ousado objetivo.”

2. Pessoas com paixão para trabalharem.
É divertido ver um grupo a fazer brainstorming. A emoção e a inquietação das pessoas que tentam encontrar soluções para problemas enfadonhos não tem preço. Isto não pode ser substituído pela perícia ou pela experiência. As pessoas contribuem com uma energia incrível quando em equipa tentam tudo para encontrar as soluções. Estas pensam pouco nas recompensas, uma vez que estão concentradas em conseguir ultrapassar os desafios que enfrentam.

3. Espaço para se tornarem excelentes.
O terceiro elemento crucial é existir espaço para inovar, cometer erros e recomeçar. Enquanto crianças, todos devemos ter ouvido a história da aranha que conseguiu subir a parede com sucesso, depois de ter passado toda a noite a tentar e a cair. Nesse sentido, todos somos pessoas-aranhas, pessoas perfeitamente normais com capacidades extraordinários para conseguirem ser bem-sucedidas. Um líder de equipa que consiga proporcionar o espaço suficiente para a experimentação, consegue criar o poder da paixão e gerar resultados milagrosos.

Se as pessoas virem um desafio naquilo que estão a fazer, sentirem a paixão para o vencer e tiverem espaço para criar magia, será isso mesmo que elas farão. A investigação está a desafia o pressuposto de que as pessoas apenas trabalham caso recebam incentivos monetários para isso. Neste vídeo fascinante (veja aqui), Daniel Pink, que escreveu Drive: A surpreendente verdade sobre aquilo que nos motiva, faz uma listagem com mais do que um estudo que dissipam as teorias tradicionais de recompensa e castigo. Pink acredita que os executivos seriam capazes de entender a importância da autonomia, domínio e um sentido de propósito na conquista de sucesso.


Fonte: HBR


Vineet NayarVineet Nayar é vice-presidente da HCL Technologies, uma empresa de serviços na área de tecnologias de informação, na India, e o autor de Employees First, Customers Second.