Conselhos valiosos dos líderes aos jovens graduados

Conselhos valiosos dos líderes aos jovens graduados

Vários foram já os líderes que, ao aconselharem os jovens graduados, proferiram conselhos que permaneceram no tempo e que valem a pena ser relembrados.

A Business Insider recolheu alguns dos que aqui recordamos.

Sheryl Sandberg: “Se vos oferecerem um lugar numa nave especial, não perguntem qual o lugar. Entrem logo!” - Discurso na cerimónia de graduação de Harvard Business School em 2012

"À medida que o mundo se torna cada vez mais interligado e menos hierárquico, também os planos de carreira tradicionais mudam. Em 2001, após ter trabalhado para o governo, desloquei-me a Silicon Valley para procurar trabalho, mas infelizmente o meu timing não foi o melhor.

A bolha tinha rebentado! As pequenas empresas estava a fechar e as grandes a despedir pessoas. Uma CEO olhou para mim e disse que nem pensaria sequer em contratar alguém como eu. Após algum tempo tive algumas ofertas e tinha que tomar uma decisão, portanto que fiz?

Como tenho um MBA, fiz uma lista numa folha de cálculo, com os empregos numa coluna e os meus critérios em linhas e fui comparando as empresas, as suas missões e os papéis a desempenhar. Um dos empregos na lista era para diretora geral da primeira unidade de negócio do Google, o que me parece muito bem agora, mas na altura não, pois ninguém pensava que empresas de Internet iriam alguma vez fazer dinheiro.

Não tinha a certeza sequer se haveria algum emprego ali ou não. O Google não tinha unidades de negócio, portanto o que havia para gerir? Para além disso, o emprego em questão era de um nível inferior às outras ofertas que tinha. Sentei-me com o Eric Schmidt, que tinha acabado de se tornar o CEO, e mostrei-lhe a minha folha de cálculo e disse que aquele emprego não correspondia a nenhum dos meus critérios. Ele colocou a mão na folha de cálculo, olhou para mim e disse: “ Não sejas idiota”.

Foi o melhor conselho acerca de carreiras que me poderiam ter dado. Schmidit acrescentou ainda que devia aceitar logo a proposta. 

Quando as empresas crescem rapidamente e têm muito impacto, as carreiras gerem-se a elas próprias. Quando as empresas não crescem rapidamente ou se as suas missões não têm grande interesse, haverá espaço para estagnar. Se vos oferecerem um lugar numa nave espacial, não perguntem qual o lugar. Entrem logo!

Sheryl Sandberg é chefe operacional do Facebook desde 2008 . Em junho de 2012 foi também eleita pelos membros para o conselho de administração da empresa, tornando-se a primeira mulher a ocupar tal posição na companhia Antes de entrar para o Facebook, Sandberg foi Vice-Presidente de Vendas Globais e Operações Online do Google e chefe de pessoal no Departamento do Tesouro norte-americano. Em 2012 foi eleita como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e posteriormente, como a 10ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes.



Jeff-BezzosJeff Bezos: “Tudo o que você é, advém das suas escolhas.” – Discurso na cerimónia de graduação de Princeton, em 2010

“O amanhã, ou seja a tua vida — a vida de que você é o autor desde do princípio — começa. Como irás utilizar as tuas habilidades? Que escolhas farás?

Será a inércia o teu guia ou seguirás as tuas paixões?
Seguirás regras ou serás original?
Escolherás uma vida de facilidades ou uma vida com utilidade e cheia de aventura?
Perderás força quando criticado ou seguirás as tuas próprias convicções?
Enganarás alguém quando estiveres errado ou pedirás desculpa?
Irás proteger o teu coração da rejeição ou irás agir quando te apaixonares?
Jogarás pelo seguro ou serás um pouco fanfarrão?
Quando perante alguma dificuldade, desistirás ou serás implacável?
Serás um cínico ou um construtor?
Serás inteligente à custa dos outros ou serás bondoso?

A minha previsão é a seguinte - quando tiverem 80 anos e refletirem sobre as vossas histórias de vida, irão reparar que o mais importante serão as escolhas que fizeram. Afinal de contas, nós somos o que escolhemos ser. Construam uma grande história.”

Jeff Bezos, empresário americano, fundou e é presidente e CEO da Amazon.com. Em 1999 foi eleito pela revista Time a Pessoa do Ano e em 2012 a 26º pessoa mais rica do mundo pela revista Forbes com um património estimado em 18,4 bilhões de dólares.



Steve-JobsSteve Jobs: “Não te acomodes.” - Discurso na cerimónia de graduaçãode Standford, em 2005.

“Na altura não vi, mas ser despedido da Apple foi uma das melhores coisas que me aconteceu. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser um principiante, sem certezas uma vez mais. Libertou-me para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida.

Nos 5 anos seguintes, criei uma empresa chamada NeXT, outra chamada Pixar, e apaixonei-me por uma mulher fantástica, que hoje é a minha esposa. A Pixar criou o primeiro filme animado por computador, Toy Story, e é hoje o mais bem-sucedido estúdio de animação no mundo. Inacreditavelmente, a Apple comprou a NeXT e eu voltei para Apple, sendo que a tecnologia desenvolvida pela NeXT foi o ponto de partida para o renascimento da Apple. Eu e a Laurene temos uma família maravilhosa juntos.

Tenho a certeza que nada disto teria acontecido se não tivesse sido despedido da Apple. Foi horrível para mim, mas achava que precisava daquilo. A vida às vezes prega-nos partidas, mas não percam a fé! Estou convencido de que não o conseguiria fazer se não gostasse realmente do que faço. Têm que encontrar algo de que realmente gostam. Isto serve tanto para a vida profissional como para a vida pessoal. O trabalho vai ocupar uma grande parte das vossas vidas e a única maneira de estar totalmente satisfeito é ao acreditar que se está a fazer um ótimo trabalho, que é possível se gostarmos do que fazemos. Se ainda não encontraste, continua a procurar. Não te acomodes. O teu coração irá dizer-te quando o encontrares. E, como numa grande relação, as coisas melhoraram ano após ano, não pares de procurar até encontrares. Não te acomodes!”

Steve Jobs notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além da sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.



JKRowlingJK Rowling: “O fracasso não é divertido. Pode até ser mesmo horrível, mas viver a vida de forma muito cautelosa, onde não se falha, é bem pior.” - Discurso na cerimónia de graduaçãode Harvard, em 2008.

"Penso que é justo afirmar, tendo em conta qualquer medida convencional, que nos 7 anos após a minha graduação, falhei redondamente. O meu casamento acabou, não tinha emprego, era mãe solteira e era pobre, o quanto possível na Grã-Bretanha sem ser uma sem-abrigo. O que tanto os meus pais e eu receávamos tinham-se realizado e, por todos os padrões, era o maior fracasso que conhecia.

Não vou dizer que o fracasso é divertido. Esse período da minha vida foi terrível e não tinha ideia de que a imprensa iria representá-lo como uma espécie de conto de fadas. Não sabia o comprimento do túnel, e durante muito tempo qualquer luz ao final dele era uma esperança, não uma realidade.

Então porquê falar dos benefícios do fracasso? Simplesmente porque o fracasso significava largar tudo o que não é essencial. Parei de fingir de que era mais do que realmente era e comecei a focar a minha energia em acabar o trabalho que realmente me importava. Isto vale mais do que qualquer qualificação que alguma vez tenha ganho."

Joanne "Jo" Rowling (J. K. Rowling), escritora britânica de ficção, é autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter. Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora. Desde então, J. K. Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na para contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza. Os seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) a escrever livros. O seu património, em 2010, foi avaliado pela Forbes em 815 milhões de euros.



Winston-ChurchillWinston Churchill: “Os teus maiores medos são criados pela tua imaginação. Não lhes cedas.” - Discurso na cerimónia de graduaçãoda Harrow School, em 1941.

"Não se pode dizer pelas aparências o que irá acontecer. Às vezes, a nossa imaginação faz-nos acreditar que as coisas serão piores do que realmente são, mas sem ela não há muito que se possa fazer. Os que são imaginativos veem perigos onde estes não existem e, com certeza, em maiores quantidades. No entanto, temos que rezar para que nos dêem um pouco mais de coragem para acarretar esta imaginação.

Nunca desistas. Nunca desistas. Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca desistas, seja em coisas pequenas ou grandes, importantes ou não, exceto em convicções de honra ou bom senso. Nunca ceder à força. Nunca ceder ao poder aparente de um inimigo."

Sir Winston Leonard Spencer Churchill foi um político conservador britânico, famoso principalmente pela sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Foi primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Orador e estadista notável, ele também foi oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista. É o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prémio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.

Fonte: Business Insider