8 Comportamentos que fazem o grande gestor na Google

8 Comportamentos que fazem o grande gestor na Google
O que faz um grande gestor? E quais são os comportamentos que fazem com que os gestores tenham dificuldades? Estas são perguntas às quais muitos líderes gostavam de ter resposta.

A gigante da Internet, Google Inc., foi à caça para descobrir estas respostas e Bernard Marr, especialista em desempenho organizacional, partilhou as conclusões a que chegaram.

Baseando-se numa investigação extensiva, que envolveu entrevistas com gestores, questionários aos funcionários e análises regressivas de aspetos como desempenho no trabalho e satisfação do funcionário, a Google foi capaz de identificar estes oito comportamentos que fazem um grande gestor na Google:
  1. É um bom mentor
  2. Dá poder à equipa e não faz microgestão
  3. Expressa interesse/preocupação pelo sucesso e bem-estar dos membros da equipa
  4. É produtivo e orientado para os resultados
  5. É um bom comunicador – ouve e partilha informação
  6. Ajuda com desenvolvimento de carreiras
  7. Tem uma visão/estratégia clara para a equipa
  8. Tem competências técnicas importantes que o ajudam a aconselhar a equipa

Adicionalmente a estes oito comportamentos que identificaram para um bom gestor, também descobriram as três maiores causas pelas quais os gestores têm dificuldade no seu papel:
  1. Tem uma transição difícil (ex. promovido de repente, recrutado do exterior com pouca formação)
  2. Falta de uma filosofia/abordagem consistente para gestão de desempenho e desenvolvimento de carreiras
  3. Passa pouco tempo a gerir e a comunicar
A Google agiu sobre estes conhecimentos e começou a medir os seus gestores em comparação com estes comportamentos, através de questionários de feedback, duas vezes por ano. Bernard Marr refere que isto “permitiu colocar sistemas de aviso prévios para detetar gestores bons e gestores com dificuldades. A Google reviu a sua formação de gestão à luz destas descobertas.”

“O que a Google fez é algo que falta a muitas empresas”, diz Marr. A Google fez uma pergunta de gestão “O que faz um bom gestor?”. “Em vez de seguir o seu instinto e provas anedóticas, reuniu informação e factos para descobrir uma resposta à questão”, refere Marr.

Kathryn Dekas da Google, fala sobre a abordagem da empresa e como descobriram os oito comportamentos no seguinte vídeo: 

Fonte: LinkedIn


Bernard Marr é uma autoridade mundial e autor bestseller sobre desempenho organizacional e sucesso do negócio. É conselheiro habitual de empresas e governos por todo o mundo, orador, investigador, consultor e professor. Segundo o CEO Journal, é um dos melhores pensadores de gestão da atualidade. Entre as empresas onde já foi consultor encontram-se a Accenture, a Astra Zeneca, o Bank of England, o Barclays, a BP,a  DHL,a  Fujitsu, entre outras.