Porque os grandes líderes desenvolvem o seu pessoal?

Porque os grandes líderes desenvolvem o seu pessoal?

Os melhores líderes são aqueles que reconhecem que não sabem nem conseguem fazer tudo sozinhos, os que apreciam e desenvolvem o potencial das pessoas que trabalham com eles. Porque a liderança é ajudar as pessoas a tornarem-se no melhor que conseguem ser.

Os líderes devem inspirar, animar e injetar “combustível” de alta qualidade na sua equipa. Este “combustível” é uma mistura potente entre motivação, habilidade e foco.

Como é que se potencia e desenvolve a motivação?
Muitas pessoas têm um nível de motivação intrínseca muito elevado, mas na liderança há que criar também motivação extrínseca.

Os líderes reconhecem que as pessoas gostam de seguir uma visão do futuro. Deste modo, estes devem conceber uma visão e comunicá-la aos outros. As pessoas que conseguirem identificar com essa mesma visão trabalharão em função dessas metas.

Os líderes conseguem igualmente identificar as razões pelas quais as pessoas apoiam a visão concebida e as metas definidas para a organização, garantindo que cada pessoa tem uma razão que lhes é aplicável. Isto significa que as pessoas trabalham em função de uma visão ou objetivo compartilhado e não têm de alterar os seus comportamentos ou de ser geridos periodicamente por pessoas que mandam fazer isto ou aquilo para alcançar as metas definidas.  

Isto relaciona-se com o princípio do comportamento humano de que as pessoas se afastam instintivamente da dor e procuram o prazer.

Os líderes de sucesso parecem criar, de forma natural, ambientes alegres e harmoniosos, onde as pessoas gostam do seu trabalho e da sua equipa ou onde os objetivos da organização são compatíveis com os talentos e os valores das pessoas. Os líderes não devem gerir as tarefas diárias, pois isso cabe aos seus gestores assim que estes compreendam as metas definidas.

No entanto, os líderes devem criar, falar sobre e manter o foco na visão e nas metas. Os líderes devem ainda utilizar bons princípios motivacionais e desenvolver as competências do seu pessoal, especialmente nos dias de hoje em que há uma constante mudança.

Quando os líderes desenvolvem o seu pessoal, estão também a salvaguardar o futuro da organização. As pessoas e as organizações encontram-se intrinsecamente ligadas.

Empresas e organizações bem-sucedidas têm pessoas motivadas, alegres e que se sentem realizadas. Pessoas focadas numa visão e que compreendem o que estão a fazer, sabem como fazê-lo e porque é que o estão a fazer.

Pessoas motivadas, focadas e talentosas são as que proporcionam o sucesso do seu líder.


Fonte: Motivated and Competent