O maior mercado de ouro do mundo

O maior mercado de ouro do mundo

Todos os dias são transacionadas 5.500 toneladas de ouro em Londres (cerca de 190 mil milhões de euros), o que torna a cidade britânica no maior mercado do metal amarelo no globo.

Num dia de maior volume podem mudar de mãos valores próximos do total das reservas de ouro dos EUA (8,133.5 toneladas). Pelo que Londres domina no que diz respeito ao preço global do metal valioso. Em 2015 representou cerca de 88% do comércio mundial – em que a maioria ocorre entre bancos em nome dos clientes.

No entanto há pouca informação detalhada sobre as transferências físicas, de depósitos massivos ou de empréstimos, ouro alocado ou não, ou tipos de clientela. A quase totalidade do ouro (95%) negociado em Londres é não alocado e sem título legal. Isto torna as negociações mais fáceis, mas também levanta questões sobre um mercado que é opaco. A cada dia há 5.500 toneladas de ouro em papel-moeda a ser transacionadas, mas há apenas 300 toneladas de ouro fora das provisões para ETFs (Exchange Traded Funds, ou fundos de índices) ou do Banco de Inglaterra.

A questão é: o que aconteceria se houvesse nem que fosse uma pequena corrida para obter o ativo físico por detrás do papel? Há um sistema preparado para tal, e como funciona?

Fontes: Visual Capitalist/BullionStar

27-05-2016 


Portal da Liderança