Nelson Mandela, prisioneiro n.º 46664 – a mudança nas nossas mãos

Nelson Mandela, prisioneiro n.º 46664 – a mudança nas nossas mãos
3 minutos de leitura

Há números curiosos e o prisioneiro n.º 46664 tem um desses números, uma capicua (lê-se da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representando sempre o mesmo valor). Nelson Mandela teve e terá sempre o mesmo valor, isto é, gigantesco, quer em liberdade, quer nos 27 anos em que permaneceu encarcerado, e mesmo após a sua morte. O valor do seu legado é enorme mas, mais que o legado, é a grandiosidade de um homem que nos ensinou e continua a ensinar que devemos lutar sempre por sociedades livres e iguais, mesmo que o percurso se apresente acidentado.

Desejamos caminhos fáceis e acreditamos que somos pequenos para alcançar grandes feitos, mas Nelson Mandela ensinou-nos que não há caminhos fáceis para a liberdade e que a nossa missão é brilhar.

Ser pequeno, segundo o próprio, não ajuda o mundo. Abraçar uma causa é um exercício diário, e poucos são aqueles que o conseguem. Acredito que, mais que uma escolha do próprio, foi a própria luta pela igualdade social que o escolheu – “o nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É a nossa luz, não a nossa escuridão, o que mais nos amedronta.”

Homem de sorriso rasgado, magnânimo e com profundo sentido de justiça, desde cedo se apercebeu da enorme decalagem entre os direitos dos negros e os dos brancos, tornando-se no símbolo de luta anti-apartheid na África do Sul. Nem mesmo na prisão deixou de mobilizar e de influenciar as pessoas numa luta que não se limitou à Africa do Sul.

Descendente do rei Thembu, com uma condição social privilegiada, podia ter feito uma jornada de vida diferente, tranquila e sem agruras. Mas há homens que não se acomodam, cuja longanimidade perante os mais desfavorecidos é o motor das suas vidas. Parafraseando, os verdadeiros líderes devem estar prontos a sacrificar tudo pela liberdade do seu povo.

Os seus ensinamentos de vida são uma fonte de inspiração para todas as gerações:
- Não ter medo de cair
- A coragem não é ausência de medo
- A diferença que fizemos nas vidas dos outros é que determina o significado da vida que levamos
- Tudo aquilo que fazemos deve ser de forma apaixonada
- A igualdade social é a única base para a felicidade humana.

Estas são palavras que Nelson Mandela nos deixou e que devem ser guias para nos mantermos livres e, acima de tudo, respeitarmos cada pessoa como ser único e igual nas suas diferenças. A democracia numa fase embrionária tem muitas fragilidades. Não podemos descurar que a barreira entre a liberdade e a ditadura é mais ténue do que parece.

No dia da sua morte, muitos foram aqueles que clamaram que o mundo tinha perdido Nelson Mandela, mas o mundo nunca perderá um homem cuja lição de vida e de liderança é um exemplo para a humanidade. Nelson Mandela é global e o denominador comum na luta contra as diferenças sociais – “o objetivo da liberdade é criá-la para os outros”. 

18-07-2017 


Portal da Liderança 


Sandra-CorreiaSandra Correia, colaboradora na Leadership Business Consulting desde 2001, é membro da comissão organizadora do Global Strategic Innovation e do Best Leader Awards. Assistente de direção da Leadership Business Consulting, é também gestora de bem-estar e de felicidade na consultora.