Dan Akerson, sobre as premissas da liderança de sucesso

Dan Akerson, sobre as premissas da liderança de sucesso
2 minutos de leitura

Dan Akerson, Chairman e CEO da General Motors, fala sobre o que é preciso para liderar com sucesso.

Dan Akerson refere que quando era oficial da marina americana, falavam muito sobre liderança e sobre o que era fundamental para liderar

Akerson diz-nos que, um líder, para verdadeiramente o ser, tem de:

- Ser íntegro;
- Liderar ao serviço dos outros;
- Ser capaz de tomar decisões difíceis;
- Liderar pelo exemplo;
- Comunicar com toda a empresa.

Quero que [os colaboradores] saibam como penso e o que estou a fazer. Acho que é importante sair do escritório e comunicar."

 


dan akersonDaniel Francis Akerson é Chairman e CEO da General Motors. Anteriormente foi Managing Director do The Carlyle Group, tendo integrado o Conselho Geral de Administração da GE em representação do U.S. Treasury em julho de 2009. Akerson faz ainda parte da administração do American Express e the U.S. Naval Academy Foundation. Durante o primeiro ano à frente da General Motors, Akerson alcançou ganhos de $7.6 biliões de dólares de lucro e $150.3 biliões de dólares em vendas. Em 2010, Akerson foi galardoado com o McKenna Humanitarian of the Year Award e em 2012 foi reconhecido pela US Naval Academy com o Distinguised Graduate Award. Em virtude do papel decisivo que a sua liderança teve na recuperação da GM, o The Executives' Club of Chicago premiou Akerson com o altamente prestigiante International Executive of the Year Award. Como parte das razões para a atribuição deste galardão, esteve o facto de Akerson ter conseguido incluir mais mulheres como gestoras sénior na GM, inclusive na administração, sendo hoje 33% do Conselho de Administração, uma das percentagens mais elevadas do mundo empresarial americano.