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O ‘site' de compras ‘online' supera já dois milhões de utilizadores e em 2011 (últimos dados apurados) registou uma facturação de 10 milhões de euros, desde 2006, o ano do nascimento da empresa, que os números têm vindo a aumentar. Nem a crise trava o crescimento do Clubefashion.
Além dos produtos que oferece, a empresa de compras colectivas aposta forte no marketing, até porque os bons resultados permitem que uma gestão folgada.
O Clubefashion começa já a dar os primeiros passos com clientes dos PALOP, sobretudo Angola. As vendas são ainda a partir de Portugal, mas a empresa pretende "aprofundar" a relação com estes países sem colocar de parte uma internacionalização, no entanto este é um assunto "ainda em análise sem ‘timming' definido". No ano passado, o Clubefashion lançou-se num novo desafio que fez nascer o primeiro centro comercial 3D da Europa.
Gerrt Van Hassel é belga e descobriu Portugal através do programa Erasmus. Em 1996 veio estudar para Coimbra, um ano "muito movimentado" que acabou por ditar o gosto pelo País. Regressou à Bélgica, mas Portugal voltou a chamá-lo, desta vez para uma ‘joint-venture' entre a Impresa e um grupo de media belga. Sobre o País e sobre a forma de fazer negócios em Portugal, recorda que no início a falta de pontualidade o "tirava do sério" e que, além disso, fazer negócios no País "não é tão mau como dizem" porque "burocracia e entraves há em todo o lado". Para 2013, espera que surjam mais empreendedores como os que fundaram o Clubefashion e assume que nota nos jovens portugueses vontade de inovar.
Escrito por Maria Nobre para o Económico. |