Presidente eleito de São Tomé e Príncipe promete diálogo com Patrice Trovoada

Presidente eleito de São Tomé e Príncipe promete diálogo com Patrice Trovoada

Evaristo Carvalho, vencedor das eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe de domingo, promete uma “agenda de desenvolvimento” para o país, assumindo uma “advocacia presidencial” na defesa dos interesses da população.

Com vitória eleitoral à primeira volta, Evaristo Carvalho afirma que vai empenhar-se no combate à pobreza, numa estratégia concertada com o Executivo de Patrice Trovoada, os dois eleitos com o apoio da Ação Democrática Independente (ADI). “O Patrice Trovoada é o líder dum partido em que eu sou o vice-líder. Entendemo-nos perfeitamente e vamos ter perfeito entendimento e grande facilidade de diálogo”, disse o presidente eleito.

“Neste momento devemos mostrar uma agenda de desenvolvimento. A pobreza vai diminuindo com a qualidade do ensino, com o emprego, com a qualidade da assistência médica”, explicou. “Na Constituição do meu país, é o Governo que tem a responsabilidade da política geral”, cabendo ao presidente desempenhar uma “advocacia presidencial para impulsionar todas as medidas” que permitam o crescimento do país.

Na primeira contagem dos votos Evaristo Carvalho obteve 50,1% dos votos, contra 24,8% de Manuel Pinto da Costa, atual presidente, que concorria a um segundo mandato, e 24,1% de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamentar).

19-07-2016 


Portal da Liderança